Por TV Jornal – Após o secretário de saúde, André Longo, afirmar que o cenário de desaceleração de casos da covid-19 continuam, o que permite a uniformização do Plano de Convivência, a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, revelou que todo o Estado de Pernambuco pode seguir os mesmos horários de funcionamento para todas as atividades econômicas, a partir do dia 26 de julho. De acordo com os secretários, as novas flexibilizações foram possíveis com o seguimento dos protocolos de segurança por parte da população.
Com exceção do futebol, demais modalidades esportivas podem receber presença da torcida em Pernambuco
Atividades esportivas
Além disso, foi confirmado que o público de até 100 pessoas está liberado em todas as atividades esportivas, exceto pelo futebol profissional. De acordo com o governo estadual, um protocolo de segurança para a torcida está sendo feito em parceria com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) está sendo preparado para a categoria.

Protocolo de funcionamento
Desde o dia 05 de julho, com a redução no número de leitos de UTI com pacientes da covid-19 e estabilidade nos casos, o Governo de Pernambuco decidiu fazer alterações no Plano de Convivência com a Covid-19 e flexibilizou o funcionamento das atividades econômicas em todo o Estado. Confira abaixo os detalhes das mudanças:
Eventos sociais/buffet: vão funcionar das 8h às 23h, durante a semana, e das 8h às 22h, nos finais de semana.
Exemplos: Aniversários, batizados, bodas, casamentos, festas infantis, formaturas e noivados.
Eventos corporativos: vão funcionar das 8h às 22h, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos. O número de pessoas, em todas as macrorregiões, passa de 50 para 100 ou 30% da capacidade do local.
Exemplos: Assembleias, capacitações, cursos, conferências, congressos, convenções, encontros, entrevistas, fóruns, painéis, palestras, reuniões, simpósios, seminários, solenidades, treinamentos, webinar e workshops.

Colação de grau, aula da saudade e culto ecumênico: vão funcionar das 8h às 23h, na semana, e das 8h às 22h, nos finais de semana. O número de pessoas passa de 50 para 100 ou 30% da capacidade do local.
Cinema, teatro e circo: vão funcionar das 9h às 23h, na semana, e das 9h às 22h, nos finais de semana. O número de pessoas, em todas as macrorregiões, passa de 100 para 200 ou 50% da capacidade do local, o que for menor.
Museus e demais equipamentos culturais: vão funcionar das 9h às 22h, na semana e nos finais de semana. Continua permitido um visitante a cada 20 metros quadrados nas áreas expositivas internas, e um visitante a cada 10 metros quadrados nas áreas expositivas externas.
Clubes sociais: vão funcionar das 5h às 23h, na semana, e das 5h às 22h, nos finais de semana.
Vale lembrar que a música ao vivo está liberada em bares e restaurantes. No entanto, de acordo com o Governo de Pernambuco, precisam seguir algumas determinações. Os setores que não cumpriram os protocolos contra a covid-19 correm o risco de sofrer punições do Procon.

Veja abaixo:
- Fica permitida a apresentação musical com até três integrantes, com quaisquer instrumentos musicais, incluindo o cantor.
- Fica proibido o uso de amplificadores de som.
- Fica proibida a permanência de pessoas em pé.
- Fica proibida a demarcação de pistas de dança.
Como usar a máscara de forma correta?
Higienize as mãos. Antes de tocar a máscara médica limpa, você deve lavar bem as mãos com água e sabonete. Aplique sabonete às mãos molhadas e esfregue uma na outra por pelo menos 20 segundos. Depois, enxague. Seque as mãos com uma folha de papel-toalha e, depois, descarte-a no lixo.
Veja se a máscara tem algum defeito. Depois de tirar a máscara médica nova da caixa, veja se ela está em perfeitas condições ou se tem algum defeito, como rasgos. Se houver, jogue-a fora e use outro acessório.
Coloque a máscara na posição correta. A extremidade superior da máscara é a que tem um detalhe que se encaixa bem no nariz da pessoa. Portanto, ela deve ficar virada para cima na hora de vestir o acessório
Coloque a máscara do lado certo. A parte interna das máscaras médicas é branca, enquanto a externa tem alguma outra cor. Antes de vestir o acessório, veja se ele está do lado correto
Coloque a máscara no rosto. Existem diversos tipos de máscaras médicas no mercado, cada um com um método próprio de aplicação. Com alças para as orelhas: algumas máscaras têm duas alças laterais para as orelhas. Geralmente, elas são feitas de algum material elástico. Pegue o acessório pelo elástico, passe um pela primeira orelha e o outro pela segunda.De amarrar: algumas máscaras têm tiras de amarrar na nuca. No geral, há dois pares (um em cima e outro embaixo). Pegue o acessório pelas tiras superiores, passe-as para trás da cabeça e dê o nó.Com faixas: algumas máscaras têm duas faixas elásticas que passam para trás da cabeça (sem a necessidade de amarrar). Coloque o acessório no rosto, puxe a faixa superior por cima da cabeça e passe para a nuca. Depois, puxe a faixa inferior com o mesmo movimento.
Ajuste a máscara no nariz. Depois de colocar a máscara na cabeça e no rosto, segure-a na ponte do nariz com o indicador e o polegar.
Se necessário, amarre a tirinha inferior da máscara. Se estiver usando uma máscara de amarrar, dê o nó na base da cabeça. Como o acessório pode acabar não funcionando se você tentar mexer nele demais, é melhor esperar até a parte do nariz ficar no lugar certo antes de amarrar as tiras inferiores
Ajuste a máscara no rosto e debaixo do queixo. Depois de prender bem a máscara, ajuste-a e cubra a boca e o nariz e passe a parte inferior do acessório por baixo do queixo.