Por Ricardo Antunes — O ex-presidente Jair Bolsonaro terá de entregar seu passaporte em 24hs. A informação é do Blog de Andrea Sadi e confirmada por nossa equipe. Pessoas ligadas ao ex presidente com quem conversei afirmaram há pouco existir o temor de que esse seja um claro sinal de que o ex-presidente pode ser preso.
Bolsonaro foi derrotado nas eleições presidenciais de 2022 em segundo turno. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu a presidência em 1º de janeiro de 2023.
Bolsonaro não passou a faixa e, nos meses entre a eleição e a posse, grupos extremistas bloquearam estradas, questionaram a validade do resultado e tentaram invadir a sede da PF em Brasília, entre outros atos.
Vândalos invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, Senado, Câmara dos Deputados e sede do STF no 8 de Janeiro. Segundo o inquérito, os militares atuaram em duas principais frentes.
A primeira foi na “produção, divulgação e amplificação” de notícias falsas relacionadas à lisura das eleições presidenciais de 2022. A investigação afirma que eles tinham a finalidade de estimular seguidores a permanecerem na frente de quarteis e instalações das Forças Armadas e criar o ambiente propício para o golpe de Estado.
Ainda de acordo com o inquérito, o grupo incitava outros militares a aderirem à ideia, diretamente ou por meio de influenciadores nas redes sociais.
A PF afirma que a segunda frente de atuação dos militares seria no apoio às ações golpistas, reuniões e planejamento de ações para manter os acampamentos em frente aos quartéis.