Do Estadão – As comemorações pelos 150 anos do Estadão terão uma programação especial em Brasília na próxima terça-feira, 29. O Congresso Nacional realizará uma sessão solene em homenagem ao jornal – o segundo mais antigo em circulação no Brasil. No mesmo dia, o Estadão promoverá o “Fórum Liberdade de Expressão – 150 anos em defesa da liberdade e da democracia”, que reunirá autoridades e especialistas para discutir uma das questões mais relevantes do debate público atual.
Proposta pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) e pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), a solenidade no Congresso será realizada às 10h, no plenário do Senado Federal. A sessão especial será conduzida pelo presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União-AP).
“A convivência democrática pressupõe divergências e críticas. E a imprensa, ao exercer o seu papel com responsabilidade, fortalece as instituições e contribui para a evolução da sociedade. Me somo a esta homenagem, reconhecendo a importância de uma imprensa plural, vigilante e atuante. Como todo grande jornal, o Estadão não se limitou a documentar a história; ele fez história”, afirmou Alcolumbre.

Segundo Mara Gabrilli, a solenidade tem o intuito de “enaltecer o legado de coragem e integridade” do jornal e “reforçar a necessidade de seguir defendendo um jornalismo livre e comprometido com os valores democráticos que sustentam nossa sociedade”.
“O Estadão não é apenas um jornal, é um pilar da nossa democracia. Ao longo desses 150 anos, esteve presente nos momentos mais decisivos do País, defendendo a liberdade de expressão, enfrentando censuras e desafiando qualquer tentativa de silenciamento. Sua trajetória é um exemplo de compromisso com a verdade e a ética jornalística”, disse a senadora, que apresentou um programa na Rádio Eldorado, empresa do Grupo Estado, sobre pessoas com deficiência, de 2007 a 2012.
“Para mim, como leitora e cidadã, é uma honra ser proponente dessa homenagem no Congresso. Como senadora, reconheço a importância de um jornalismo independente para fortalecer nossas instituições e garantir que a população tenha acesso à informação de qualidade. O Estadão nos ajuda a enxergar além das manchetes, com análises profundas e um olhar crítico sobre o Brasil e o mundo”, afirmou.
Baleia Rossi, outro proponente da sessão solene, ressalta a importância do jornal nos momentos-chave do Brasil. “O Estadão sempre procurou estar do lado certo da História. Nasceu defendendo a República e o fim da escravidão. Combateu as ditaduras, inclusive quando era censurado, ao protestar publicando poemas no lugar de notícias vetadas pela repressão. Apoiou a responsabilidade fiscal e o cuidado com as contas públicas. Mais recentemente, foi importante na cobrança por mais transparência no orçamento público”, afirmou.