Da Redação do Blog – A Viva Parques, concessionária dos quatro parques públicos do Recife, informou ao Blog não estar ainda decidido se vai triplicar, de R$ 2 mil para R$ 6 mil, a locação do Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, na Zona Sul, mas não negou que a locação vai aumentar.
“Especificamente sobre o valor da pauta, não há nada definido”, disse por e-mail a assessoria de imprensa da empresa, referindo-se ao preço da utilização do espaço. A denúncia sobre o aumento elevado foi feita por produtores culturais ao JC após reunião com o diretor cultural da Viva Parques, Celso Curi.
Um deles, Cleison Ramos, mestre em Artes Cênicas e iluminador cênico, disse ao jornal temer que o aumento leve à “inacessibilidade do teatro”. Já a diretora do estúdio de dança Sala Mourisca, Fernanda Paulino, queixou-se da falta de critérios da Viva Parques para a distribuição dos espaços do Luiz Mendonça. Disse que a empresa ainda não disponibilizou a plataforma, data ou modelo para que os projetos sejam enviados à aprovação da área cultural da empresa.

Em nota, a empresa diz que está fazendo investimentos e intervenções emergenciais no Teatro Luiz Mendonça para restabelecer condições de segurança, conforto e técnica. Informa que foram adquiridos novos equipamentos, incluindo mesa de luz, e estão sendo feitas reformas dos assentos, dos camarins e dos acessos, pintura das fachadas, substituição de toda a iluminação da plateia e recuperação do portão externo do palco.
Inaugurado em março de 2011, o teatro, climatizado, tem capacidade para 587 pessoas. Seu palco pode ser revertido para a esplanada do parque, permitindo apresentações ao ar livre para um público de mais de três mil pessoas.
A locação do Teatro Luiz Mendonça é a segunda grande polêmica na concessão por 30 anos do Dona Lindu e dos Parques da Jaqueira, Santana e Apipucos, na Zona Norte. No início do ano, a demolição da pista de bicicross do Parque da Jaqueira para instalação de restaurantes, um parque infantil e uma quadra poliesportiva causou protestos. A Viva Parques informou que fez acordo com a federação local de BMX para a construção de uma pista ondulada de esportes no Parque Santana










