Da Redação do Blog – O Seminário Facto 2025 movimentou o Recife nesta segunda-feira (09), no Novotel Recife Marina, com painéis cheios, debates quentes e presenças de peso. Promovido pela Facto Comunicação, o evento trouxe à capital pernambucana uma discussão urgente sobre jornalismo, liberdade de expressão, economia e os rumos do Brasil.
Entre os nomes mais ilustres, estavam o jornalista investigativo Roberto Cabrini, que emocionou com bastidores de sua carreira e lançou o livro “No Rastro da Notícia”, e a premiada repórter Juliana Dal Piva, que trouxe ao Nordeste seu livro “Crime Sem Castigo”, sobre o assassinato de Rubens Paiva. Também estiveram presentes os jornalistas Tales Faria e Jô Mazzarolo.
O seminário teve a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; do presidente da Empetur, Eduardo Loyo; o representante de Pernambuco em Brasília, Eric Lisboa Coda; e o empresário Bruno Veloso, da FIEPE.
Advogados como Melillo Dinis, Luiz Mario Guerra, Lucas Mourão e Virgínia Veridiana discutiram os desafios da atuação jurídica em tempos de censura e ameaças à imprensa.