Com informações da Assessoria — A Base Aérea do Recife agora é o coração do tráfego aéreo de quatro capitais do Nordeste: além do Recife, também Natal, Fortaleza e Maceió. A mudança foi oficializada nesta sexta-feira (11), em cerimônia que contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB) e do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.
Durante o evento, foi inaugurada a nova Torre de Controle de Aproximação e oficializada a transferência da subordinação da base para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). A estrutura representa o primeiro centro integrado de aproximação do Brasil, elevando Pernambuco ao status de hub estratégico da aviação nacional.
“É um novo patamar para Pernambuco, que se torna fundamental para a segurança, desenvolvimento e logística do país”, disse Raquel Lyra. Já o ministro José Múcio destacou que “Defesa e diplomacia caminham juntas, e Pernambuco precisa estar preparado para os desafios do futuro”.
Com a centralização do tráfego aéreo na capital, a Aeronáutica reduz custos, moderniza operações e amplia a segurança dos voos. “Essa torre representa uma evolução técnica. Estamos mais conectados, mais eficientes e mais seguros”, afirmou o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
O evento também teve a presença da vice-governadora Priscila Krause, secretários estaduais, deputados e oficiais das Forças Armadas.









