Do JC – A Prefeitura do Recife divulgou, nesta quinta-feira (4), mais de 80 atrações, distribuídas em 50 polos culturais espalhados pela cidade, para o Carnaval 2026. A coletiva foi realizada no Paço do Frevo e confirmou nomes como Liniker, Lenine, João Gomes, Jota.Pê, Mestrinho, Elba Ramalho, Alok, Iza, Ludmilla, Alceu Valença, Os Neiffs, Priscila Senna, Raphaela Santos, Quinteto Violado e Maestro Spok. A festa acontece entre os dias 11 e 18 de fevereiro e terá o tema “Carnaval do Futuro”.
A divulgação antecipada tem como objetivo fortalecer o turismo, permitindo que visitantes possam se programar para participar do que é considerado um dos maiores e mais vibrantes carnavais do mundo.
Tema: “Carnaval do Futuro”
O tema de 2026 aposta na valorização das tradições populares como base para imaginar um futuro que respeita a identidade cultural do Recife. A proposta conecta passado e inovação, reforçando a continuidade das manifestações que moldam a folia.

Expectativa e impacto econômico
A Prefeitura projeta um Carnaval mais movimentado. A expectativa é de 3,5 milhões de foliões, 60 mil empregos e 310,5 mil passageiros no aeroporto. O impacto econômico previsto é de R$ 2,7 bilhões, consolidando o Carnaval como um dos principais motores do turismo e da economia local.
O prefeito João Campos destacou o otimismo do setor. “A nossa expectativa é muito boa. Os números já apontam que o resultado vai ser bom. A gente tem inúmeros voos extras confirmados, superiores aos anos anteriores. A expectativa da associação de bares e restaurantes é grande, assim como da hotelaria. Então a cadeia do turismo está muito animada, assim como toda a rede de cultura.”
Destaques da programação
Entre os veteranos pernambucanos estão Ave Sangria, Maestro Duda, SaGrama, Lia de Itamaracá, Geraldo Azevedo, Getúlio Cavalcanti, Quinteto Violado, Banda de Pau e Corda, Antônio Nóbrega, Claudionor Germano e Guerreiros do Passo.
Da nova cena, aparecem Joyce Alane, Larissa Lisboa, Almério, Martins, Isadora Melo, PC Silva e a Orquestra Malassombro.
O brega também marca presença com Priscila Senna, Raphaela Santos, Conde Só Brega, Michele Mello e Os Neiffs.
O rock e o Manguebeat vêm com Otto, Mundo Livre, Devotos, Eddie, Siba, Cascabulho e Juliano Holanda.
Entre os nomes nacionais, destacam-se Alok, Ludmilla, Liniker, João Gomes, Seu Jorge, Iza, Gaby Amarantos, Vanessa da Mata, Fafá de Belém, Chico César e Pato Fu, além de atrações do samba como Pixote, Sorriso Maroto e Mariene de Castro.
Edson Holanda/Prefeitura do Recife
“A escolha dos homenageados sempre atende a critérios de representatividade e deferência para evidenciar as pessoas e entidades que promovem a festa, que é de todos e feita pelo folião e para o folião”, opinou Milu Megale, secretária de Cultura do Recife. – Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Homenageados de 2026
Serão homenageados Lenine, o Madeira do Rosarinho (que completa 100 anos em 2026) e Carmem Virgínia (Mãe Virgínia), reconhecida liderança cultural.
Eventos confirmados
Serão diversos eventos durante os dias de festa, entre eles:
Tumaraca
Noite dos Tambores Silenciosos
Corredores da Folia
Ubuntu
Encontro dos Blocos Afros
Acertos de Marcha de Blocos Líricos
Encontros de Afoxés
Encontro de Baques de Caboclinhos e Índios
Cortejos de Agremiações
Terça Negra Especial
Encontro de Maracatus de Baque Solto
Encontro de Blocos Líricos
Tambores Mirins
Desfile de Agremiações Campeãs
Cena Peixinhos
Pré no Reggae
Hip Hop
Som da Rural
Rec DJ
Festival Rec-Beat
Preamp
Novidades deste ano
A edição contará com uma versão especial da Casa Bloco, vinda do Rio de Janeiro para a Praça do Arsenal, além da chegada do Bloco do Silva, que tem arrastado multidões pelo país.
A subida do Galo se consolidada na quarta-feira pré-Carnaval, garantindo seis dias oficiais de festa no Recife.








