Com informações da assessoria de imprensa — Na próxima segunda-feira, 28 de setembro de 2020, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recebe no Edf Roberto Lyra, sede da Procuradoria-Geral de Justiça, às 11h, representantes da empresa Concrepoxi Engenharia Ltda, Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Pernambucano, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Oficina Francisco Brennand e Polícia Militar de Pernambuco para firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o compromisso de restaurar e transferir de local o Monumento aos Heróis da Batalha de Guararapes, de autoria do artista plástico Francisco Brennand.
A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) assinarão documentos anexos ao TAC.
A obra datada do ano de 1981, encontra-se hoje localizada no girador da Rodovia BR 232 (Praça Camilo Pereira Carneiro), no bairro do Curado, no Recife. Está abandonada, pichada, fragmentada, sem manutenção, de acesso difícil, cercada por mato sem capinação.
Assim, a iniciativa do promotor de Justiça José da Costa Soares, da 12ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico-Cultural da Capital, é para que o monumento seja transferido para a Avenida Via Mangue, Bairro do Pina, Recife, nas imediações do terreno do antigo aeroclube do Recife, além de restaurado, iluminado e posto em local de destaque e assim volte a ser apreciado pelo povo recifense e tenha a memória de Francisco Brennand homenageada.