Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
APOIE
Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Ricardo Antunes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Quem Somos
  • Quem é Ricardo Antunes
  • Apoie
  • Newsletter
  • Arquivo
  • Fale Conosco
  • Termos de Uso
Home Opinião

“O artista, a tecnologia e a internet”, por Romildo Gastão

"No decorrer da história, a atividade artística vem se adaptando ao uso das novas tecnologias. Como um estudioso, pesquisador e criador, é natural ao artista incorporar os avanços ou novos materiais disponíveis no seu trabalho."

Ricardo Antunes Por Ricardo Antunes
13/10/2020 - 15:09
A A
CompartilharTweetarWhatsApp

*Por Romildo Gastão — Desde seu surgimento na Pré-História, aproximadamente 40.000 anos antes da era cristã, no tempo das pinturas rupestres realizadas em rochas e nas cavernas, a Arte tem evoluído através de suas mais variadas manifestações, modo de fazer e comercialização.

 

No decorrer da história, a atividade artística vem se adaptando ao uso das novas tecnologias. Como um estudioso, pesquisador e criador, é natural ao artista incorporar os avanços ou novos materiais disponíveis no seu trabalho. São maneiras de facilitar e otimizar o trabalho artístico, bem como manter a obra atualizada com as tecnologias em uso no ambiente doméstico, social e profissional. Essa evolução impactou o uso de materiais, modos de elaboração, bem como a apresentação da obra de arte.

Os avanços tecnológicos impactaram o mundo da arte desde o início do sec. XX. A fotografia, por exemplo, vem sofrendo intervenção nos seus efeitos visuais devido ao uso de iluminação e recursos químicos. Já em 1905, o fotógrafo/artista luxemburguês Edward Steichen processou manualmente a imagem feita do edifício Flatiron de Nova York usando recursos químicos que resultou numa imagem com aparência de pintura. Em seguida no cinema e depois no vídeo. No cinema temos a tecnologia 3D. Uma exposição retrospectiva do cineasta Tim Burton no CCBB de Brasília em 2019, atraiu uma multidão para vivenciar os efeitos especiais de grandes produções do cinema como Edward Mãos de Tesoura, O Estranho Mundo de Jack, Os Fantasmas se Divertem e Alice no País das Maravilhas. No caso da comercialização, é realizada intensamente de maneira virtual através da internet, pelas galerias, feiras e leilões e pelo artista.

Uma exposição retrospectiva do cineasta Tim Burton no CCBB de Brasília em 2019, atraiu uma multidão para vivenciar os efeitos especiais de grandes produções do cinema.

Com a chegada do computador e mais recentemente da internet, nos últimos 40 anos ocorreu uma acelerada e profunda revolução nos hábitos da humanidade, mudando principalmente a comunicação entre as pessoas. Lógico que essa evolução também teve impacto sobre a arte. Além de ser uma ferramenta de trabalho, a tecnologia das máquinas industriais, da computação gráfica e da internet, tem um papel de facilitador da comunicação entre a obra de arte e o público, em um mundo onde a ausência de contato direto é cada maior.

Hoje a arte não é apenas a pintura óleo sobre tela, papel e madeira, a escultura, a fotografia, as instalações, o grafite. Surgiram outras manifestações artísticas como a vídeo arte, a arte performática e a arte digital. Pela comodidade para o participante e por causa do custo menor, também os cursos de arte pela internet estão se multiplicando.
As tecnologias e a internet podem impactar o mundo da Arte de três maneiras: na elaboração da obra de arte; na divulgação do artista; na interação do público com a obra de arte e na comercialização do trabalho artístico.

O surgimento recente da internet facilita a pesquisa e os estudos do artista, bem como sua comunicação e troca de experiências agora é globalizada. Hoje, o artista no Brasil sabe o que está acontecendo no mundo da arte na América do Norte, na Europa e na Ásia. Isso é um grande avanço positivo que melhora a circulação e a qualidade da arte. As mídias sociais, através de suas mais variadas formas, como site, aplicativos móveis, Youtube, Twitter, Whatasapp e Facebook, se tornaram instrumento de trabalho e de comunicação e são redes que facilitam a comunicação com troca de informações e conteúdo entre os artistas, galeristas, museus e colecionadores, bem como a comercialização. É possível encontrar e assistir vídeos e filmes no YouTube e no Google sobre os mais importantes artistas do mundo.

O surgimento recente da internet facilita a pesquisa e os estudos do artista, bem como sua comunicação e troca de experiências agora é globalizada.

Posso afirmar que no séc. XXI a evolução da Arte foi dinamizada pelo uso da internet e vivencia profunda transformação, existindo até mesmo uma discussão se algumas manifestações podem ser consideradas Arte. No entanto faz-se necessário uma reflexão e uma pergunta. Será que essas tecnologias, instrumentos e plataformas não vão deixar o artista preguiçoso, acomodado e inibir ou prejudicar o processo criativo? Será que um dia a máquina pode substituir o artista, realizando seu trabalho intelectual? Minha resposta é não. Primeiramente porque a Obra de Arte sempre terá um componente intelectual, espiritual e emocional. São ingredientes necessários e importantes na forma, no conteúdo e no resultado da obra. Segundo, porque acontece que a obra de arte, na maioria das vezes é resultado de um demorado trabalho, inclusive do trabalho coletivo de várias pessoas interagindo na sua elaboração.

Sobre a importância da técnica e a criatividade artística, o artista Wagner Barja afirma: “Da Antiguidade aos tempos atuais o trinômio da arte, ciência e tecnologia evoluiu, na medida e proporção do desenvolvimento humano. É impossível negar às artes, sejam de qual linguagens se constituam, o uso das tecnologias mecânicas, eletromecânicas ou computacionais. O uso das diversas tecnologias na construção do objeto de arte e/ou científico contribuíram para a evolução da Humanidade, por ajudar o sujeito a entender e estar no mundo.”
Para a artística plástica e professora de arte Dayse Pontes, “a interferência da internet, da tecnologia no trabalho do artista é uma via sem retorno. Veio como um marco, não há como mudar essa realidade. Ela acredita que o fenômeno se dá tanto no âmbito da criação como fonte de inspiração, como no âmbito da execução, auxiliando de forma concreta o modo de operar técnicas utilizadas pelo artista na realização da obra. Dayse afirma que as máquinas não são excludentes no universo artístico lato sensu. Conclui dizendo que a máquina jamais substituirá o artista pelo simples fato de que a arte é uma atividade realizada com o coração.”

Acredito que se a técnica fosse o único requisito para a realização da Obra de Arte, sem dúvida que a máquina poderia ser programada e fazer uma pintura, uma escultura, fotografar, criar uma instalação e fazer uma impressão digital com perfeição. Talvez a máquina criasse uma obra de arte mais rápido e mais perfeita que o Ser Humano. No entanto seria uma obra desprovida de sentimento/emoção. Muitas vezes, o artista projeta/idealiza uma obra de arte e termina realizando outra, tendo em vista que sua historia de vida, as circunstâncias e interferências externas provocam emoções e sentimentos que interferem em seu processo criativo. Inclusive muitas obras primas consagradas pelo público apresentam erros técnicos, que com certeza não aconteceriam com as máquinas. No entanto, no decorrer de séculos, essas obras são aprovadas, admiradas e reverenciadas pelo público. Assim, o conceito e a poética de uma obra de arte é um ingrediente fundamental e sempre será de responsabilidade do artista.

É usual obras interativas no trabalho de artistas como os brasileiros Cildo Meireles e José Bento, a japonesa Yayoi Kusama, o chinês Weiwei

A interação entre a obra de arte e o público é outro grande avanço proporcionado pelas tecnologias digitais em uso pelos artistas. É usual obras interativas no trabalho de artistas como os brasileiros Cildo Meireles e José Bento, a japonesa Yayoi Kusama, o chinês Weiwei, que atrai e encanta cada vez mais um maior e eclético público de crianças, jovens e adultos de todas as classes sociais para suas exposições, quando podem vivenciar ou ser parte de uma determinada obra.

Posso concluir afirmando que é possível no mundo da arte a convivência dos diversos tipos de artistas e manifestações artísticas com o uso das tecnologias e da internet. Existe público para os artistas com os mais variados modos de execução de seu trabalho: desde aqueles que usam as técnicas mais primitivas e rudimentares na elaboração de suas obras, bem como para os artistas contemporâneos e conceituais que apenas pensam o conceito e a poética da obra, e depois supervisionam a criação da mesma, uma vez que dispõem de recursos tecnológicos avançados e de uma equipe de assistentes e técnicos qualificados que se encarregam de executar a obra.

 

_____________________________________________

*Romildo Gastão é curador e colecionador.

Tags: CinemainternetTecnologia
Compartilhar31Tweet20Enviar
Ricardo Antunes

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.

Matérias relacionadas

Na estreia nacional de “O Agente Secreto”, diretor pede som alto nos cinemas

O ator Wagne Moura e o diretor Kléber Mendonça Filho

Do Globo — "O agente secreto" estreou no Brasil e o diretor do longa, Kleber Mendonça Filho, fez um pedido para as salas de cinema do país. Em...

Leia MaisDetails

Vazamento de dados expõe 183 milhões de logins, incluindo Gmail

Veja como se proteger

Do UOL - Dados agregados de 183 milhões de emails foram vazados na internet. Os dados incluem majoritariamente endereços de email e não foram vazados diretamente dos serviços....

Leia MaisDetails

Robert Redford: Adeus ao ícone de Hollywood e guardião do cinema independente

O ator e diretor, Robert Redford.

De O Globo - Robert Redford, astro de Hollywood que se tornou diretor vencedor do Oscar e referência no cinema independente, morreu na manhã desta terça-feira, em sua...

Leia MaisDetails

Série brasileira sobre a Antártida já soma vários Prêmios Internacionais

Patrícia Azvdo é jornalista e documentarista

Com informações da Assessoria — A jornalista e documentarista Patrícia Azvdo consolidou um feito extraordinário: a websérie Antártica Terra de Todos soma 14 premiações internacionais, agora incluindo o ART&TUR –...

Leia MaisDetails

Operação “Free Provider” desarticula grupo que controlava internet no Ibura

Grupo criminoso controlava internet e ameaçava concorrentes na Zona Sul

Do G1 - A Polícia Civil do Recife desarticulou uma organização criminosa que monopolizava o fornecimento de internet em comunidades da Zona Sul, ameaçando de morte moradores inadimplentes...

Leia MaisDetails
Próximo Artigo

Patrícia Domingos quer criar “Viadutos Esportivos”

Por favor, faça login para comentar

Governo PE

Camaragibe

São Lourenço da Mata

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia
Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

Blog do Ricardo Antunes

Ricardo Antunes - Debates, polêmicas, notícias exclusivas, entrevistas, análises e vídeos exclusivos.

CATEGORIAS

  • Brasil
  • Ciências
  • Cultura
  • Economia
  • Educação
  • Esportes
  • Eventos
  • Lei & Ordem
  • Opinião
  • Pernambuco
  • Política
  • Tecnologia

ASSUNTOS

Alexandre de Moraes Bolsonarismo Brasília Carnaval Coronavírus corrupção Covid-19 DEM Eleições Eleições 2020 Eleições 2022 Esporte EUA Fake News Fernando de Noronha Futebol Internacional Investigação Jair Bolsonaro João Campos Justiça Lava Jato Luciano Bivar Marília Arraes MDB Olinda operação Paulo Câmara PL polícia cívil Polícia Federal PSB PSDB PT Raquel Lyra Ricardo Antunes Rio de Janeiro Saúde Senado Sergio Moro STF São Paulo União Brasil Vacina Violência

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Opinião
  • Brasil
  • Política
  • Lei & Ordem
  • Pernambuco
  • Economia
  • Educação
  • Ciências
  • Esportes
  • Cultura
  • Eventos
  • Tecnologia

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?