Por Ricardo Antunes — O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, não se reúne com o Presidente Jair Bolsonaro.
Não procura, não tenta dialogar, ou sequer recepciona o Chefe da Nação quando este visita Pernambuco. É óbvio que isto não é bom para o Estado, e o governador pode até ter justificativas políticas para sacrificar a relação institucional, dentre elas a personalidade agressiva de Bolsonaro.
Ok. Mas se Paulo tem as razões dele para não conversar com o Presidente em favor de Pernambuco, a pergunta que precisamos fazer é: Por que também não se reúne de forma articulada, institucional e responsável, com a bancada federal pernambucana?
Diferentemente de Bolsonaro, o governador de Pernambuco é conhecido por ser cordato no trato pessoal, manso, gentil, um cordeiro.
Apesar disto, a atitude dele com boa parte dos deputados e senadores do Estado é muito semelhante à relação de distância que mantém com Bolsonaro. Isso é péssimo para Pernambuco.
Governador Paulo Câmara, estamos no momento mais desafiador da saúde pública mundial, com todos os efeitos que essa crise traz para a vida dos pernambucanos.
Exerça a sua liderança e sente com os 25 deputados federais e 3 senadores numa grande e verdadeira união por Pernambuco, para procurar as devidas soluções.
É pouco falar apenas o que quer para a imprensa ou conversar com seus aliados.
POR FALAR NISSO
E como anda a relação do governador com a Assembleia Legislativa? Ele procura os deputados – incluindo os de oposição -, para ouvir demandas e sugestões que ajudem o Estado a atravessar essa crise?
FERIADO FORÇADO EM CASA
A partir de um projeto de lei da então deputada estadual Terezinha Nunes, desde 2017 o dia 06 de março marca a Data Magna de Pernambuco, em comemoração à Revolução de 1817. Este ano, o feriado caiu em plena vigência de medidas restritivas, quando os pernambucanos precisaram ficar em casa. E verdade seja dita, apesar de gostar da folga, a maior parte das pessoas até hoje não entende o sentido da data.

QUEIROZ NA BRASA
Uma piada que circula em Brasília é a de que o valor da mansão adquirida por Flávio Bolsonaro no Lago Sul – por R$ 6 milhões -, inclui também o churrasqueiro, cujo nome é Fabrício Queiroz.
TU VENS, VACINA
Todo mundo vibra com a vacinação de artistas como Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Martinho da Vila, mas o pernambucano tá doido mesmo é pra ver a agulha no braço de Lia de Itamaracá, Alceu Valença, Antônio Carlos Nóbrega, e de tantos mestres da nossa cultura popular que precisam ser cuidados e protegidos pra defender nossa cultura.
TAPIOCA PARA JOÃO DORIA OU EDUARDO LEITE?
Com Raquel Lyra à frente do PSDB em Pernambuco, qual pré-candidato à Presidência da República será melhor recebido no Estado? O governador de São Paulo, João Doria, ou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite? Ambos são apontados como pré-candidatos do PSDB à presidência.

TARDE DEMAIS
Pra tentar se isentar da responsabilidade, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso revelou um “certo mal-estar por não ter votado contra Bolsonaro” em 2018. Ele anulou o voto dispensando também a opção do PT, Fernando Haddad. Para 2022, FHC defende uma candidatura de centro que dialogue “com todos os campos”.
MAIS UM…
O Brasil registrou nas últimas 24 horas 1.498 novas mortes por Covid-19, de acordo com o consórcio da imprensa.
RECORDE
Com isso, o país contabilizou mais de 10 mil mortes pela doença em sete dias. É a primeira vez que isso acontece desde o início da pandemia.
FOTO DO DIA

Coluna do Ricardo Antunes, Sábado, 06/03/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.
![]()







