Este sábado (19) será de protestos em todo o Brasil. As principais cidades do país têm atos programados contra o presidente Jair Bolsonaro, com previsão de milhares de pessoas nas ruas. As manifestações acontecerão como uma nova edição do Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro. Na cidade do Recife, há expectativa sobre como será o evento após as cenas assustadoras de violência policial ocorridas nos atos do dia 29 de maio. A concentração será na Praça do Derby, às 09h.
Os opositores do governo federal se movimentam para voltar às ruas e novamente pedir a saída de Bolsonaro da presidência. Um dos principais pleitos é o pedido por vacinas, tendo em vista a lentidão no programa de imunização, resultado de consecutivas recusas do Ministério da Saúde, no ano passado, a ofertas para a aquisição dos imunizantes. A postura negacionista e inescrupulosa do presidente em relação à pandemia é um dos principais combustíveis dos manifestantes.
Depois do dia 29 de maio, há dúvidas em relação a como será a conduta da Polícia Militar neste próximo sábado. A repercussão da ação violenta foi grande em todo o país e colocou o governador Paulo Câmara em uma situação delicada. O chefe do executivo estadual é quem detém o comando da corporação, em razão de seu cargo.
Na ocasião, a PM agiu de forma truculenta e arbitrária, agredindo os manifestantes com balas de borracha, spray de pimenta e bombas de gás lacrimogênio. A vereadora Liana Cirne Lins (PT) foi atingida no rosto pelo spray, e dois homens que sequer participavam da passeata perderam a visão de um dos olhos ao levarem tiros de balas de borracha.
Em resposta às condutas, o até então comandante-geral da PMPE, Vanildo Maranhão, foi exonerado e transferido para a reserva remunerada após o caso. O delegado federal Antônio de Pádua, que ocupava o cargo de Secretário de Defesa Social, também foi exonerado.
Além disso, 16 policiais militares foram afastados, entre eles três oficiais. Nove investigações instauradas pela Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social seguem em curso para apurar as condutas dos agentes envolvidos na ação.







