Do G1 – O Recife anunciou, nesta segunda-feira (23), a abertura de vacinação contra a Covid para adolescentes a partir de 16 anos, sem doenças pré-existentes. Esse novo grupo que foi incluído na campanha tem 51 mil pessoas. O agendamento da imunização pode ser feito a partir das 20, no site e aplicativo Conecta Recife.
A vacinação desse público, no Brasil, ocorre apenas com a vacina da Pfizer, que é o único imunizante que tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em pessoas entre 12 e 17 anos no país.
Desde a quarta-feira (18), a cidade começou a vacinar menores de idade a partir de 12 anos com comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (veja quais no final do texto) e deficiências permanentes, grávidas e pessoas que deram à luz há até um ano.
Até o anúncio desta segunda, o Recife estava imunizando pessoas a partir de 18 anos sem doenças pré-existentes.
Para fazer o cadastramento, é preciso anexar o documento de identidade ou certidão de nascimento, documentação dos pais ou responsável ou tutela e comprovante de residência no nome dos pais ou responsável. Esses documentos também devem ser levados no dia agendado para vacinação.
Nesta segunda, Pernambuco recebeu mais 105,3 mil doses de vacinas da Pfizer, totalizando mais de 2 milhões de unidades desse tipo de imunizante recebidas desde o início da campanha de vacinação. O governo do estado havia liberado a vacinação de maiores de 12 anos com comorbidades na terça (17).
No caso da imunização com a Pfizer, a pessoa deve tomar a segunda dose em três meses. A segunda aplicação da AstraZeneca/Fiocruz deve ocorrer entre 60 e 90 dias após a primeira, enquanto a CoronaVac tem um intervalo de 28 dias.
No Recife, há 26 locais de vacinação, que funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Desse total, 12 funcionam com salas de vacinação em centros que ficam nos seguintes locais:







