Com informações da assessoria de imprensa – A VI Conferência Municipal de Saúde, realizada na última terça-feira (05), aprovou 15 propostas para melhoria da saúde no município de Tamandaré. O evento teve como tema central “A defesa do Sistema Único de Saúde – SUS para Todos”, uma palestra ministrada pela enfermeira sanitarista Louise Reis, apoiadora de planejamento e regulação da III GERES.
O evento contou com cerca de 100 participantes, entre integrantes do Conselho Municipal de Saúde, delegados, gestores, trabalhadores, usuários do SUS e observadores.
Abordou temáticas como atenção primária e especializada. financiamento atual do SUS, a garantia de acesso e atenção de qualidade e a participação social na construção de políticas públicas e garantia de direitos. O objetivo era mobilizar a sociedade, colocar em pauta e avaliar as políticas públicas de saúde em Tamandaré, bem como propor ações de saúde que beneficiem a população.

Realizada pela Secretaria de Saúde de Tamandaré em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o evento teve como resultado propostas que contemplam as áreas da atenção primária à saúde, controle social e participação popular, atenção de média e alta complexidade, vigilância em saúde e saúde da trabalhadora e do trabalhador. As ações aprovadas ainda abrangem diversos segmentos da cidade e vão ajudar a construir as diretrizes para o Plano Municipal de Saúde 2021-2024.

Além de incluir a participação popular nas questões de saúde, os apontamentos dão atenção à população em vulnerabilidade social e ampliam discussões para atender às demandas dos usuários de serviços de saúde.
Compuseram a mesa do evento: representando o Prefeito Isaias Honorato (@carrapicho_honorato) a Primeira Dama Maria Luiza (@marialuizatamandare); o Procurador do município, Dr. Elcio Vital; a Secretária de Saúde, Andrea Michelis; a Secretária Executiva da Mulher: Vanessa Melo; a Secretária de Assistência Social: Daniela Darc; e Louise Reis, apoiadora de planejamento e regulação da III GERES. Também contamos com apresentações culturais dos grupos Cia Popular, Grupo Flor de Tamandaré (Viver bem na 3ª Idade) e o Grupo de Percussão Tambores do Gueto e Sr. André, que escreveu poemas sobre o evento.

