Por Luiz Roberto Marinho – A Administração de Fernando de Noronha, que havia notificado a Ambipar pelo acúmulo de lixo na ilha, fez as pazes com a empresa e ambas divulgaram nota, nesta terça-feira (30), na qual a multinacional brasileira afirma que já recolheu 450 toneladas de lixo e que está operando com todos os seus equipamentos.
A Ambipar, que atua em 40 países, voltou a culpar pelo acúmulo de lixo denunciado ao Blog por moradores da ilha sua antecessora na coleta e limpeza urbana, a Universo Empreendimentos, que perdeu para ela a concorrência para os serviços depois de 20 anos atuando em Noronha, por meio de aditivos ao contrato original.
A Universo pertence ao empresário pernambucano Humberto Machado Filho, ligado ao PSB e dono de outros negócios na ilha, como pousada, locação de automóveis e venda de material de construção, e tentou sem sucesso anular a licitação recorrendo ao TCE (Tribunal de Contas do Estado).
A Ambipar, que enfrenta sérios problemas financeiros diante da cobrança de elevadas dívidas bancárias, havia informado ao Blog que começou a operar em Noronha em 26 de agosto e que se encontra no chamado período de mobilização, previsto no contrato da licitação – prazo dado para sua logística, como compra ou locação de equipamentos e contratação de pessoal.
Venceu a Universo Empreendimentos na concorrência para coleta de lixo e limpeza urbana na ilha por cinco anos com preço de R$ 64,7 milhões.
Confira na íntegra a nota conjunta da Administração de Fernando de Noronha e da Ambipar.
“A Administração de Fernando de Noronha e a Ambipar, empresa brasileira líder global em soluções ambientais, informam que estão atuando de forma integrada e comprometida para resolver todos os desafios relacionados à gestão de resíduos sólidos no arquipélago.
A Ambipar iniciou suas operações na ilha há pouco mais de 30 dias e esclarece que não procede a informação de que há acúmulo de resíduos sólidos nas ruas. A empresa afirma também que todas as rotas de coleta estão sendo cumpridas, e, apesar de ainda estar em período de mobilização, já conta com 100% dos equipamentos em operação e prontos para a execução dos serviços previstos no contrato.
Nesse período, a empresa já retirou mais de 450 toneladas de resíduos da ilha, superando, inclusive, o volume recolhido pela prestadora anterior. Informa também que as imagens exibidas na reportagem correspondem a pontos de coleta e que tiveram os resíduos devidamente coletados. Não se trata de lixo acumulado em vias públicas.
A Ambipar reconhece o passivo deixado pela antiga prestadora de serviços e reitera que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para restabelecer a qualidade da coleta, do tratamento e da destinação final dos resíduos.
Por fim, a Administração e a Ambipar reforçam que todos os esforços estão direcionados para garantir à população local e aos visitantes um ambiente mais limpo, saudável e sustentável, preservando a singularidade deste patrimônio natural reconhecido mundialmente.”









