Com informações da Assessoria de Imprensa – Para quem gosta de aventuras e de conhecer novas modalidades, a prática de desportos radicais surge sempre como uma forma de manter um contato maior com o universo. Em resumo, desportos radicais envolvem todos os tipos de práticas que apresentam algum risco ou algum grau de adrenalina. No entanto, é preciso ter a certeza de que tudo está de acordo com as normas de segurança exigidas para não causar nenhum tipo de problema no futuro ou nenhum acidente.
Existem diversas vantagens e benefícios adquiridos ao praticar desportos radicais – tanto para a saúde física quanto mental. Desportos deste gênero podem ser grandes aliados para ajudar a controlar a ansiedade e aumentar a autoconfiança, por exemplo. Muito também por conta do controle mental que demanda a necessidade de acreditar em si mesmo.
No que diz respeito à saúde física, qualquer forma de atividade é válida. Mas desportos radicais são ótimos para quem procura fortalecer os músculos ou ganhar mais força. Também é uma boa opção para a prevenção de doenças cardiovasculares. Conheça algumas modalidades de desportos radicais para começar a praticar:
Surf
Um dos desportos radicais mais famosos do mundo e que, nas Olimpíadas de Tóquio em 2021, tornou-se desporto olímpico. Nas praias, existem diversos locais com instrutores que dão aulas sobre a modalidade, praticada geralmente na água salgada e em lugares com boas ondas.
Para quem gosta de se arriscar, também existe a possibilidade de praticar surf em ondas gigantes, que podem atingir até cinco metros de altura. É um desporto ideal para quem gosta de estar em contacto com a água e a praia.
Caminhada na natureza (trekking)
É uma atividade radical mais aeróbica, que consiste em fazer uma caminhada em trilhas naturais e em contato com a natureza. Sendo assim, ela requer bastante resistência física e pode ser praticada de várias formas – desde trilhas mais leves até as que exigem mais esforço ou são mais longos. É um desporto interessante para ser praticado em grupo também.
Skate
Assim como o surf, o skate também tornou-se um desporto olímpico. É um desporto mais descontraído e que pode ser praticado por todas as idades. Existem várias variações da prática do skate, como mini-rampa, park, street, vertical, slalom, mega rampa, downhill e freestyle, cada uma à sua maneira. É uma atividade completa, que além de exercitar vários grupos musculares, também ajuda no equilíbrio e na coordenação motora.
Paraquedismo
Um dos desportos radicais que envolve mais desafio e adrenalina. Basicamente, envolve saltar de um avião usando um paraquedas. Para os iniciantes, é recomendado que seja feito com um instrutor ou um paraquedista mais experiente para evitar acidentes. Existem várias modalidades de paraquedismo, como queda livre, que é a forma mais popular e que contempla um momento maior sem, de fato, abrir o paraquedas, ou abertura imediata, que envolve mais velocidade.
Motocross
A prática de motocross é ideal para quem gosta de motos e velocidade. É uma modalidade considerada “off-road”, que envolve o uso de motos destinadas a terrenos mais radicais, como terrenos lamacentos, com obstáculos e saltos. Para quem quer começar a praticar motocross, é preciso procurar um tipo de moto específico para a prática. Existem vários tipos de motos projetadas para serem manobradas da forma que o desporto exige e também adaptadas aos terrenos irregulares onde o motocross é praticado.
Rafting
Assim como o surf, é um desporto radical direcionado para quem gosta de água e estar em contacto com uma forte adrenalina. O rafting é uma prática desportiva que também promove um maior contacto com a natureza, realizado em rios com forte correnteza, onde o objetivo é estar num bote inflável remando.
Geralmente, é uma prática realizada em grupo também. O rafting exige bastante técnica para as remadas e também trabalha vários grupos musculares, além de causar uma forte euforia devido à emoção envolvida na prática.