Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
    • Coluna das Dez
  • Política
  • Economia
  • Brasil
  • Pernambuco
  • Esportes
  • Cultura
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
APOIE
Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
    • Coluna das Dez
  • Política
  • Economia
  • Brasil
  • Pernambuco
  • Esportes
  • Cultura
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Ricardo Antunes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Opinião
  • Política
  • Economia
  • Brasil
  • Pernambuco
  • Esportes
  • Cultura
  • Tecnologia
Home Esportes

Moradores ficam feridos em deslizamento de barreira no Brejo da Guabiraba, no Recife

Ricardo Antunes Por Ricardo Antunes
10/08/2021 - 17:14
A A
CompartilharTweetarWhatsApp
Do G1 – As fortes chuvas registradas no Grande entre a segunda-feira (9) e esta terça-feira (10) provocaram alagamentos e deslizamentos de terra. Na Rua Cabo Hermito Sá, no Brejo da Guabiraba, na Zona Norte da capital, uma barreira deslizou e atingiu seis casas, das quais três ficaram destruídas (veja vídeo acima).

Três pessoas ficaram feridas e foram retiradas do local do deslizamento. Uma mulher não identificada foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros, que disse que o deslocamento dessa vítima foi feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Entretanto, o Samu afirmou que socorreu dois feridos: um homem de 40 anos, identificado como Gleidson Tavares, e um adolescente de 16 anos, chamado Gleidson Júnior. Ainda segundo o Samu, eles foram levados para o Hospital da Restauração, no Derby, na área central do Recife, mas a unidade de saúde disse que não recebeu pacientes com esses nomes.
O auxiliar de produção Adriano Tavares mora em um dos imóveis atingidos e contou que estava em casa quando o deslizamento aconteceu.
“Perdi geladeira, perdi sofá, perdi muita coisa, mas o principal Jesus me deu, que foi a minha vida. Quando a casa cedeu na sala, minha esposa correu. Eu não tive tempo de correr e desci com o sofá, com tudo, nos escombros, mas consegui sair normal. Não me machuquei”, disse o morador.
Segundo ele, os vizinhos também foram atingidos quando a casa cedeu. “Já caiu em cima de outros imóveis. Caiu em cima da vizinha, atingiu meu vizinho ao lado e duas casas ao lado. Foram, pelo menos, quatro famílias. […] Posso dizer que nasci de novo porque foi muito sério”, contou.
A moradora de uma das casas atingidas, a dona de casa Ana Graça, contou que o deslizamento aconteceu por volta das 3h.
“Eu estava dormindo, eu só acordei porque meu irmão e minha cunhada começaram a gritar mandando eu sair. Eu ouvi a zoada, o barulho. Quando eu fui empurrar a porta do quarto, não deu mais para abrir porque já tinha caído metade da sala. Eu pulei a janela”, afirmou a moradora.
Além do marido, ela estava em casa com o filho, de idade não informada, que ficou soterrado e precisou ser resgatado pelos bombeiros. “Meu filho dorme na parte de trás, então não conseguimos pegá-lo e ele ficou soterrado. Eu comecei a gritar, e minha cunhada tentou tirar a gente dali. Quando saímos, poucos minutos depois caiu a casa em cima dela, ela também ficou soterrada”, relatou.
Ainda de acordo com Ana, a cunhada, o marido e o filho ficaram feridos. “Meu filho ficou duas horas embaixo dos escombros. A vizinhança começou a ajudar, chamando ele para tentar ver onde ele tava para não dormir, falando com ele até chegar os bombeiros, que foi por volta de 6h”, contou.
Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Cléber Dutra, o filho da moradora estava sob os escombros da casa. “Quando chegamos ao local, ele já estava fora da situação de desastre, o pai e a mãe também, e a gente conseguiu fazer os primeiros curativos neles”, afirmou.
Também de acordo com o capitão, ainda não foi possível saber a causa exata do deslizamento. “A gente não tem como afirmar, no momento, a causa do acidente, isso aí vai ser periciado pela Defesa Civil da cidade”, declarou.
Segundo Keila Ferreira, gerente-geral de Atenção Social da Defesa Civil do Recife, esse deslizamento de barreira deixou 20 pessoas desabrigadas em seis famílias.
“A gente vai fazer a acolhida das famílias. Elas preferiram ficar na casa de parentes e amigos. Estamos entregando donativos, cestas, colchões, atendimento psicológico, caso seja necessário. Depois disso, vamos ver a necessidade de encaminhamento para o benefício de auxílio-moradia ou outro tipo de benefício”, afirmou.
A prefeitura do Recife informou, por meio de nota, que vai prestar apoio às famílias prejudicadas para que as famílias “em situação de calamidade” recebam R$ 1,5 mil para comprar móveis e eletrodomésticos.
“A autorização do pagamento será publicada no Diário Oficial do Município e os trâmites serão concluídos ainda nesta semana. Além disso, as famílias serão inclusas no auxílio-moradia”, disse a gestão.
A Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) autorizou que alguns moradores retornassem às casas para retirar objetos pessoais e documentos. Uma moradora identificada como Adriana contou que ela e o marido tiveram que sair correndo da residência durante a madrugada, pois a parede lateral da casa dela cedeu.
“Ele ainda caiu no buraco, mas conseguiu sair. […] Um cano da Compesa [Companhia Pernambucana de Saneamento] que tinha aqui, um cano mestre, ficou jorrando água e vieram dois rapazes pra desligar. Eu vou ali no quintal da minha mãe deixar as coisas, mas não temos para onde ir”, afirmou.
Em nota, a Compesa disse que “foi realizada uma busca no canal de atendimento da empresa (0800 081 0195) e não foi localizada qualquer notificação relacionada a vazamento para o endereço citado pela reportagem”.
A companhia também declarou que adotou “o protocolo de segurança em áreas de morros com o desligamento do sistema de abastecimento de água, de maneira preventiva devido às fortes chuvas registradas”.
Uma barreira também deslizou em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O deslizamento ocorreu na Rua Dom Expedito Lopes, no bairro de Prazeres, por volta das 6h30 (veja vídeo acima). O imóvel ficou parcialmente destruído. As áreas em que ficavam a cozinha e a sala foram soterradas pelo barro.
O morador da casa, Gustavo Silva, de 19 anos, disse que foi avisado por um vizinho de que o muro de sustentação parecia estar caindo. Ele gritou para que os moradores saíssem de casa e, assim, ninguém ficou ferido.
“Não faz um mês e meio que a Defesa Civil veio aqui, olhou o muro e disse que havia risco em um local, mas não no outro, que caiu. Disseram que não podiam fazer nada, porque não tinham recursos. Seis dias depois, o muro caiu e derrubou metade da minha casa”, declarou.
Por causa das chuvas, muro desaba, no bairro de Santa Mônica, em Camaragibe
Por causa das chuvas, muro desaba, no bairro de Santa Mônica, em Camaragibe
Em , no Grande Recife, um muro desabou durante a madrugada desta terça-feira (10), entre duas casas na Rua Catarina, no bairro de Santa Mônica (veja vídeo acima).
A cabeleireira Maria Betânia da Silva disse que acordou assustada com o barulho. O muro que caiu bateu na lateral da casa dela mas não danificou nada.
“Eu estava dormindo e, de repente, foi um estrondo, como se estivesse desabando tudo. […] Me acordei, chamei meu marido e peguei minha filha e a gente ficou na sala. Quando ele abriu, viu que foi o muro que tinha caído. Me desesperei”, afirmou.
Não há risco de desabamento, segundo a Defesa Civil. “Eles disseram que não tinha mais perigo e que a gente podia ficar na casa. Disse que o que tinha que cair, já tinha caído, colocaram a lona e disseram para não mexer”, contou.
O professor André Alves falou sobre o susto que teve. “Minha casa não chegou a ser atingida, mas a casa do vizinha ficou cheia de lama. Apesar do susto, não teve nenhum ferido porque as paredes não cederam, mas estamos preocupados”, disse.
De acordo com a prefeitura de Camaragibe, “uma equipe técnica foi ao local verificar a ocorrência e uma equipe operacional vai até o endereço viabilizar a colocação de lona plástica”. A gestão municipal disse, ainda, que ninguém ficou ferido nessa ocorrência.
Segundo Kátia Marsol, secretária de Defesa Civil de Camaragibe, essa foi a única ocorrência causada pela chuva na cidade. “Não teve nenhuma rachadura no imóvel, nem ninguém ficou ferido. Todos os nossos trabalhos estão sendo continuados, foi colocada lona na barreira em que desabou o muro”, afirmou.
Chuvas fortes provocam alagamentos e transtornos em ruas do Grande Recife
Chuvas fortes provocam alagamentos e transtornos em ruas do Grande Recife
Vídeos enviados ao WhatsApp da TV Globo mostram ruas e avenidas alagadas na Região Metropolitana do Recife no início da manhã desta terça-feira (10) (veja vídeo acima). A recepcionista Leila Almeida contou que passou na Avenida Recife, na Zona Sul da cidade, por volta das 6h e o local estava alagado.
“Trânsito ainda não tinha porque era muito cedo, mas tinha muita água, até os ônibus estavam com dificuldade de passar. No Aeroporto, no Terminal Tancredo Neves também, tudo inundado”, contou.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) emitiu um alerta com instruções para que os condutores evitem as avenidas Mascarenhas de Morais; Sul, sob o viaduto João Paulo II; e Dois Rios, próximo à vila do Serviço Social da Indústria (Sesi).
No bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, imagens gravadas do Rua Doutor Aniceto Varejão, próximo ao número 1000, mostraram o local alagado. No momento da gravação, um caminhão passava com água no meio da roda.
“Desde as 6h estou tentando sair para trabalhar, mas as ruas do entorno estão todas alagadas. Só veículos maiores como caminhões estão conseguindo passar por aqui”, disse o professor André Melo. Ele contou que seu destino é o bairro do Jordão, na Zona Sul da capital.
Até as 6h desta terça, choveu 105 milímetros nas últimas 24 horas no Recife, cerca de metade da média histórica para todo o mês de agosto, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac).
Ainda de acordo com o órgão, o Cabo de Santo Agostinho foi o município que teve o maior volume de precipitação, com 181 milímetros nas últimas 24 horas. Jaboatão dos Guararapes teve 125 milímetros de água e Olinda registrou 109 milímetros no mesmo período.
Tags: BarreirasChuvasDeslizamento
Compartilhar30Tweet19Enviar
Ricardo Antunes

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.

Matérias relacionadas

Enchentes deixam 24 mortos nos Estados Unidos

Enchentes deixam 24 mortos e dezenas de desaparecidos em acampamento de verão

Da Redação do Blog - Pelo menos 24 pessoas morreram em enchentes causadas por tempestades no Texas, onde equipes de resgate buscam por desaparecidos, incluindo 23 meninas de...

Leia MaisDetails

APAC alerta para risco de transbordamento do Capibaribe na Região Metropolitana

Rio Capibaribe atinge cota de alerta e Apac emite aviso para municípios do Grande Recife

Do Diario de Pernambuco - Com a chuva que atingiu o Grande Recife nas últimas horas, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou, na manhã deste...

Leia MaisDetails

Moradores contestam “choque de gestão” do prefeito de Paulista gravando ruas alagadas

Moradores contestam gestão e cobram ações da Prefeitura de Paulista durante chuvas

Da Redação do Blog – Vídeos postados nas redes sociais por moradores contestam “o choque de gestão” do prefeito de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, Severino Ramos...

Leia MaisDetails

Encosta no Recife que desmoronou já tinha caído há 10 anos deixando 2 mortos

Deslizamento em encosta na Zona Norte do Recife reacende denúncias de negligência pública

Do G1 - A mesma encosta que desmoronou em 2015, provocando a morte de dois homens, na Bomba do Hemetério, Zona Norte do Recife, voltou a deslizar na...

Leia MaisDetails

Bomba do Hemetério faz apelo ao prefeito João Campos

Moradores de Bomba do Hemetério pedem ajuda para conter barreira em risco de desabamento

Da Redação do Blog - Um dos moradores do bairro de Bomba do Hemetério, na Zona Norte, gravou vídeo pedindo o socorro da Defesa Civil da Prefeitura para...

Leia MaisDetails
Próximo Artigo

Após desfile de tanques, Pacheco defende democracia: "Ninguém vai intimidar o parlamento"

Por favor, faça login para comentar

Governo PE

Camaragibe

Ipojuca

São Lourenço da Mata

CATEGORIAS

  • Agro
  • Aplicativos
  • Arcoverde
  • Arquitetura
  • Artes
  • Basquete
  • Biologia
  • Brasil
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • CARNAVAL 2025
  • Caruaru
  • Centro-Oeste
  • Ciências
  • Cinema
  • Coluna das Dez
  • Corrupção
  • Cultura
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Eleições
  • Empregos
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Superior
  • Esportes
  • Eventos
  • Fernando de Noronha
  • Finanças
  • Futebol
  • Garanhuns
  • Gastronomia
  • Geral
  • Goiana
  • Gravatá
  • Internacional
  • Internet
  • Ipojuca
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Jornalismo
  • Lei & Ordem
  • Literatura
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Municípios
  • Música
  • Negócios
  • Nordeste
  • Norte
  • Olimpíadas
  • Olinda
  • Opinião
  • Paudalho
  • Paulista
  • Pernambuco
  • Petrolina
  • Poder
  • Política
  • Porto de Galinhas
  • Recife
  • Redes Sociais
  • Rio de Janeiro
  • Saúde
  • Segurança
  • Sistemas
  • Sudeste
  • Sul
  • Tamandaré
  • Teatro & Dança
  • Tecnologia
  • Televisão
  • Toritama
  • Uncategorized
  • Violência
  • Vitória de Santo Antão
  • Vôlei
Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

Blog do Ricardo Antunes

Ricardo Antunes - Debates, polêmicas, notícias exclusivas, entrevistas, análises e vídeos exclusivos.

CATEGORIAS

  • Agro
  • Aplicativos
  • Arcoverde
  • Arquitetura
  • Artes
  • Basquete
  • Biologia
  • Brasil
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • CARNAVAL 2025
  • Caruaru
  • Centro-Oeste
  • Ciências
  • Cinema
  • Coluna das Dez
  • Corrupção
  • Cultura
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Eleições
  • Empregos
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Superior
  • Esportes
  • Eventos
  • Fernando de Noronha
  • Finanças
  • Futebol
  • Garanhuns
  • Gastronomia
  • Geral
  • Goiana
  • Gravatá
  • Internacional
  • Internet
  • Ipojuca
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Jornalismo
  • Lei & Ordem
  • Literatura
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Municípios
  • Música
  • Negócios
  • Nordeste
  • Norte
  • Olimpíadas
  • Olinda
  • Opinião
  • Paudalho
  • Paulista
  • Pernambuco
  • Petrolina
  • Poder
  • Política
  • Porto de Galinhas
  • Recife
  • Redes Sociais
  • Rio de Janeiro
  • Saúde
  • Segurança
  • Sistemas
  • Sudeste
  • Sul
  • Tamandaré
  • Teatro & Dança
  • Tecnologia
  • Televisão
  • Toritama
  • Uncategorized
  • Violência
  • Vitória de Santo Antão
  • Vôlei

ASSUNTOS

Alexandre de Moraes Bolsonarismo Bolsonaro Brasil Brasília coluna coronavírus corrupção Covid-19 Cultura Destaque Economia Eleições Eleições 2020 Eleições 2022 Esporte EUA Futebol governo Internacional Jair Bolsonaro João Campos Justiça Lula Marília Arraes Opinião Pandemia Paulo Câmara Pernambuco PF polícia cívil Polícia Federal Política PSB PSDB PT Raquel Lyra Recife Ricardo Antunes Rio de Janeiro Saúde Sergio Moro STF São Paulo Violência

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Landing Page
  • Buy JNews
  • Support Forum
  • Contact Us

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?