Por Thiago Cabral – Muita gente não sabe, mas, além de visitar o Recife, o ex-presidente americano Jimmy Carter, que faleceu ontem, aos 100 anos, recebeu dois jornalistas do Recife na “Casa Branca”.
No dia 17 de outubro de 1977, a diretoria dos “Companheiros das Américas”, liderada pelo presidente Torquato Santos, juntamente com Paulo Vaz, Mabel e Udo Menge, e os jornalistas Fernando Machado e Dalci José, foi recebida no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, D.C., pelo presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, e pela primeira-dama, Rosalynn Carter.
Ele permaneceu pouco tempo no local, pois tinha outro compromisso. Dona Rosalynn, muito elegante, usava um tailleur vermelho e uma blusa branca. Ela conversou com o grupo e recordou suas viagens ao Recife.
Também estava presente a senhora Janet Steiner, que hospedou dona Rosalynn Carter em sua residência em Piedade. Jimmy Carter faleceu ontem (29), aos 100 anos. Ele foi presidente dos EUA entre 1977 e 1981 e morreu em sua casa, em Plains, Geórgia (EUA), a mesma cidade onde nasceu.

Jimmy Carter governou os Estados Unidos por apenas um mandato, período em que se opôs frontalmente à ditadura militar brasileira. Após deixar Washington, tornou-se um ícone da luta por direitos humanos e pela democracia, sendo agraciado com o Prêmio Nobel da Paz.