EXCLUSIVO, por Luiz Roberto Marinho — Acionado judicialmente em acusação de injúria, calúnia e difamação pelo presidente da OAB-PE, Fernando Lins, o advogado Pedro Henrique Reynaldo Alves reagiu à queixa-crime, neste sábado (30), afirmando ao Blog que, ao alterar a lista sêxtupla para desembargador do TJPE (Tribunal de Justiça de Pernambuco), seu agora desafeto tomou atitudes “movidas por ignorância, preconceito ou pura misoginia”.
Sem querer se alongar sobre a queixa-crime impetrada na sexta-feira, Pedro Henrique, que presidiu a OAB-PE entre 2013 e 2015, disse lamentar que Lins tenha levado a polêmica sobre a lista sêxtupla para o lado pessoal. Pontuou que, ao ingressar na Justiça contra ele, o presidente da OAB-PE está “se vitimizando perante a Justiça”.
“Apenas lamento que Fernando esteja levando para o lado pessoal e se vitimizando perante a Justiça. Melhor faria se procurasse se retratar com as milhares de advogadas pernambucanas por suas atitudes, movidas por ignorância, preconceito ou pura misoginia”, reagiu Pedro Henrique Reynaldo Alves.
Como divulgou o Blog, Pedro Henrique foi um dos autores da ação na Justiça Federal que mandou a OAB-PE refazer a lista sêxtupla entregue ao TJPE na semana passada, que havia excluído a advogada Taciana de Castro. Tida como favorita da governadora Raquel Lyra para a vaga no TJPE, Taciana acabou retornando à listagem por decisão da juíza Polyana Brito, da 10ª Vara Federal.

à
Em postagens no Instagram, Pedro Henrique afirmou, entre outras críticas, que a lista foi “produto de crime”, “fruto de golpe baixo e mesquinho”. Acusou Fernando Lins de “adulterar o resultado das urnas” e de “vilipendiar a vontade soberana da advogacia”.
Na queixa-crime, o presidente da OAB-PE acusa Pedro Henrique de ter vilipendiado sua honra e cometido injúria, calúnia e difamação, crimes previstos no Código Penal. Classifica suas postagens no Instagram de “fortes palavras difamatórias” e enfatiza que o acusado tinha pleno conhecimento das regras de paridade de gênero e de cotas raciais fixadas para a votação da lista sêxtupla, havendo participado de duas reuniões na entidade sobre o assunto.