EXCLUSIVO, por Ricardo Antunes – Se quer desejar mesmo colocar ordem na casa, a nova administração da Ilha de Fernando de Noronha deve começar a conversar com o Conselho Distrital, composto por sete integrantes eleitos pela população. O Conselho tem como objetivo principal fiscalizar os atos administrativos, mas nos últimos anos, se mostrou apenas uma entidade chamuscada por denúncias de irregularidades e cooptação de quase todos os seus membros.
Quase 80% do Conselho tem uma forte conexão com a gestão anterior do ex todo poderoso, Guilherme Rocha. Um dos que estão na mira de um dossiê que tivemos acesso é o presidente, Ailton Júnior, ligado ao deputado federal Felipe Carreras (PSB). Carreras aparece em um vídeo, no seu Instagram pedindo voto para Ailton.
Na “Farra de Noronha”, serie que nossa equipe vem fazendo sobre a corrupção no arquipélago, coube a ele um lote generoso de cerca de 500m na Vila dos Trinta, que tem uma vista privilegiada do morro do pico.

O Blog também deixou diversos recados, mas o mesmo não retornou as ligações nem as mensagens deixadas em seu zap. “Ele é arrogante e se acha o manda chuva do local. Tem que explicar porque furou a fila e tem um terreno de 500m quando os ilhéus ficam com um de 250m”, disse um morador em tom de revolta.
Nas redes sociais pipocam denúncias contra ele e quase todo conselho. Dos sete eleitos, apenas três conseguiram o primeiro mandado. Existe caso de conselheiro que está há mais de 20 anos na entidade.
Um dossiê sobre os desmandos e provas de corrupção já estaria circulando entre a comunidade e integrantes da nova administração.
O chamado “braço direito” do Ailton Jr, atende pelo apelido de “Caco” e é bastante conhecido dos moradores locais. Ele é o proprietário do “Cigana do Cajueiro”, um restaurante de alto luxo que funciona em um prédio público. Caco ganhou o presente sem participar de qualquer licitação para esse fim.

Interlocutores do Blog que pediram para não serem identificados afirmam que Ailton Jr “simplesmente ocupou o prédio”, que é púbico, por sinal. Ele é proprietário ainda de um Pet Shop. Na ilha, a suspeita é de que Ailton Júnior seja “sócio” de Caco no negócio que também foi feito na administração do PSB.
O presidente do Conselho Distrital gosta da fama de empreendedor. Ele também tem sociedade, dessa vez com Almir Thiago, em outro grande negócio. O transporte de cargas que rende milhões por ano e é bastante lucrativo.
Thiago possui o maior barco de carga de toda Ilha de Fernando de Noronha. Adivinha só quem conseguiu a concessão e toda papelada para o barco operar na ilha ?
O próprio Ailton Jr, é claro.