Por Ricardo Antunes – “Vocês não verão Pernambuco nas páginas policiais”. A declaração é da governadora Raquel Lyra (PSD), ao falar para uma plateia de empresários, parlamentares e ministros do governo ao final de sua participação, na manhã deste sábado (9), no Seminário Esfera Infraestrutura, promovido pelo grupo Esfera.
Foi uma clara referência à denúncia do Ministério Público Federal, há apenas 24 horas, contra o ex-secretário de Saúde do Recife Jailson Correia, da gestão Geraldo Júlio (PSB), aliado do prefeito João Campos (PSB), por compras fraudulentas na epidemia da Covid-19. Os dois devem disputar o Governo de Pernambuco, em 2026.
O prefeito do Recife também participou do seminário, num painel posterior à palestra de Raquel Lyra, realizada ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT). Os dois não se cruzaram no auditório do evento.
Na sua palestra, Raquel enfatizou o recorde de investimentos governamentais em infraestrutura e educação e a atração de empresas a Pernambuco “num ambiente jurídico e tributário seguro”, deixando para o final as alfinetadas políticas.

“O governo preza pela transparência e honestidade. É um governo sério, que trabalha com gente comprometida com o crescimento econômico do estado”, pontuou.
Sem citar a oposição, pregou enfaticamente a necessidade de união e consenso em torno do objetivo comum do desenvolvimento de Pernambuco.
Relembrou a tese do caranguejo atribuída aos pernambucanos. “É preciso ter união, sem ter gente querendo atrapalhar o caminho do outro. Pernambuco e o Nordeste têm pressa e a gente precisa de consenso. Vamos parar de reviver a teoria do caranguejo, segundo a qual quando um quer subir, o outro puxa para baixo. Não temos tempo para isso, não temos tempo para uma política menor”, assinalou.
Veja o vídeo
*INDIRETA*
“Vocês não verão Pernambuco nas páginas policiais”. A declaração é da governadora Raquel Lyra (PSD), ao falar para uma plateia de empresários, parlamentares e ministros do governo ao final de sua participação, na manhã deste sábado (9), no Seminário Esfera…
— Ricardo Antunes (@blogricaantunes) August 9, 2025