EXCLUSIVO, por Luiz Roberto Marinho – O especialista em assuntos do Vaticano Melillo Diniz, advogado e analista político, destacou a graduação em Matemática de Leão XIV como uma das suas principais qualidades, porque torna o novo Papa um ser racional, que fala e argumenta de forma coerente e consistente.
“O que mais gosto no novo Papa é que é formado em Matemática”, declarou ele ao Blog, explicando que será um chefe da Igreja Católica que agirá pela lógica, sem recorrer a arroubos ou argumentações duvidosas ou incoerentes.
Melillo Diniz sublinhou que a escolha do cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, nascido nos Estados Unidos, representa a continuidade da doutrina do Papa Francisco de uma igreja aberta aos desfavorecidos e aos tempos modernos, sem recuo ao conservadorismo.
Destacou o especialista em Vaticano que, apesar de norte-americano, seu longo sacerdócio no Peru torna Leão XIX, assim como seu antecessor, um argentino, conhecedor profundo dos problemas e das carências da América Latina.
“Leão XIV é leve, simpático, arejado. Será um grande Papa”, previu Melillo Diniz.