DO UOL – O governo de São Paulo vai transferir os presos que estão na P2 (Penitenciária 2) do Complexo Penitenciário de Tremembé, no interior do estado, que ficou conhecida por abrigar presos famosos de casos que ganharam repercussão nacional. A informação foi divulgada pelo portal G1 e confirmada pelo UOL.
Gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) decidiu reformular o perfil dos presos na P2 de Tremembé. Atualmente, a penitenciária, que fica a 150 km da capital, abriga detentos famosos como o ex-jogador Robinho, o empresário Thiago Brennand e o hacker Walter Delgatti Neto, entre outros.
Penitenciária 2 de Tremembé passará a receber detentos que estão no regime semiaberto. Os atuais presos da P2 deverão ser transferidos para o complexo penal da cidade de Potim, distante mais de 180 km da capital.

Governo não informou se pretende criar uma nova ala para os presos famosos do estado em Potim. O UOL questionou a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) sobre o porquê da mudança e se todos os presos da P2 irão para a mesma área em Potim, mas a pasta disse que, “por motivo de segurança, não comenta eventuais movimentações de presos”.
Transferência dos presos da P2 de Tremembé deverá ser concluída até novembro. Questionado o governo estadual não informou se os familiares e as defesas dos detentos já foram comunicados sobre a mudança.
Alteração no perfil dos presos da P2 de Tremembé foi comunicada pelo governo ao Tribunal de Justiça estadual. Ao UOL, o TJSP informou que foi “cientificado sobre a mudança”, mas ressaltou que o Executivo “possui discricionariedade para realizar a transferência de presos entre suas unidades, não sendo necessária autorização judicial”, por esse motivo não opinou sobre a decisão do Executivo.
‘Presídio dos famosos’
O Complexo Penitenciário de Tremembé é composto por cinco presídios. Cada unidade prisional possui abriga presos com diferentes perfis de periculosidade, desde os “comuns” aos “famosos”, e opera com estruturas de segurança específicas para cada ala.









