Por Ricardo Antunes — A avassaladora segunda onda de mortes causadas pelo coronavírus, que vem numa crescente desde o final do ano passado, fez o país atingir a marca de 250 mil óbitos em pouco menos de um ano. O ritmo acelerado tem preocupado especialistas, que culpam a falta de medidas de isolamento como fator preponderante. Ao mesmo tempo, vários municípios passaram a registrar falta de vacinas e novas variantes do vírus.
Nesse ritmo, com mais de mil mortes por dia, o Brasil chegará aos 300 mil óbitos logo no início de abril. Nada disso parece afetar o governo federal, que segue realizando agendas com alguns de seus principais integrantes sem utilizar máscara.
Na semana passada, em ato no município de Sertânia, em Pernambuco, o presidente Bolsonaro e seu líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, posaram para fotos sem a proteção facial. Bolsonaro repete a postura em quase todas as agendas, a exemplo desta quarta-feira, no Acre, quando encerrou a coletiva de imprensa, mais uma vez, após ouvir uma pergunta espinhosa.
A falta de prioridades só mostra que a Covid-19 não terá freio no País, em que pese a sua diminuição estar sendo registrada em várias nações mundo afora.

PERNAMBUCANOS EM ALTA NA CÂMARA
O deputado Sebastião Oliveira é mais um pernambucano a assumir posto de destaque nesta legislatura na Câmara Federal. Sebá assumiu a liderança do Avante. Essa função é também exercida por Danilo Cabral no PSB, Wolney Queiroz no PDT e Renildo Calheiros no PCdoB.
Além disso, Pernambuco tem André de Paula (PSD) como segundo vice-presidente da Casa, Luciano Bivar (PSL) como primeiro secretário e Marília Arraes (PT) como segunda secretária. O deputado federal André Ferreira (PSC) assumiu recentemente a vice-liderança do Governo Bolsonaro na Câmara Federal.
Na outra Casa, o Senado, Fernando Bezerra Coelho completou dois anos como líder do governo.
BOLSONARO SANCIONA AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL
Em postagem nas suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro anunciou a sanção da lei que dá autonomia ao Banco Central. A matéria passou recentemente pela Câmara com grande aprovação, e rendeu destaque ao deputado federal Sílvio Costa Filho, que foi o relator da matéria.
A notícia deu certo ânimo ao mercado, com a Bolsa brasileira fechando em alta pelo segundo dia consecutivo, após as quedas pela intervenção na Petrobras.

MUNICÍPIOS QUEREM NEGOCIAR VACINAS DIRETAMENTE COM EMPRESAS
Os prefeitos João Campos (Recife) e Miguel Coelho (Petrolina) anunciaram ontem a intenção de voltar a negociar diretamente com as empresas que fornecem as vacinas contra a Covid-19.
Os gestores fizeram declarações similares após o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar, na terça-feira (23), que estados e municípios possam comprar as vacinas sem precisar do intermédio do governo federal, desde que este não cumpra o Plano Nacional de Imunização ou caso as doses sejam insuficientes.
Esta segunda possibilidade é o mais comum, embora ainda haja estoques, mas poucos grupos prioritários já foram chamados para se vacinar. Resta saber se os municípios terão condições de arcar e em quanto tempo essas remessas chegarão.
FOTO DO DIA:

Coluna do Ricardo Antunes, Quarta-Feira, 24/02/2021.
Você pode enviar sua Informação ou sua denuncia pelo nosso email: ricardoantunes5050@gmail.com ou pelo nosso Whatsapp.
____________________________
*Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelo principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.