Do G1 – Três bares foram interditados no Recife, durante o fim de semana, por descumprirem medidas de prevenção à Covid-19. Nesta segunda-feira (9), o Procon divulgou o balanço de fiscalizações realizadas. Além das interdições dos estabelecimentos, houve autuações em shoppings por irregularidades.
As primeiras interdições ocorreram na sexta-feira (6), nos bares Espetinho do Bolinha e Esquina do Petisco, ambos em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. De acordo com o Procon, em ambos os locais havia consumo de bebida alcoólica fora do horário permitido pelo Plano de Convivência com a Covid-19.
No sábado (7), a Cervejaria O Quintal Petiscaria, localizada no Cordeiro, na Zona Oeste da capital pernambucana, foi autuada e interditada por causar aglomeração. No local, segundo o órgão de defesa do consumidor, os clientes estavam circulando sem máscara.
Além disso, no local, não havia distanciamento entre mesas e cadeiras. No ato da fiscalização, os agentes do Procon também constataram que havia música ao vivo com consumidores em pé, o que é proibido pelo governo para reduzir o risco de contágio pela Covid-19.
Em 2021, foram fiscalizados mais de 1,6 mil estabelecimentos, segundo o Procon. As ações resultaram em 375 autuações e 99 interdições.
Autuações
O Procon também afirmou que, no sábado (8), um estande da Promo Livros no Shopping Boa Vista, no Centro, foi autuado por propaganda enganosa, por anunciar a venda de qualquer livro por R$ 10, sem que o preço fosse efetivamente praticado. No mesmo centro de compras, uma franquia da lanchonete Burguer King foi autuada por irregularidades na fila dos lanches e de pagamento.
No Shopping Patteo Olinda, a McDonald’s foi autuada por agir em desacordo com as medidas de prevenção à Covid. O Shopping Guararapes, em Jaboatão, no Grande Recife, recebeu uma autuação pelo grande fluxo de consumidores no entorno da praça de alimentação.
Todos os autuados irão responder administrativamente ao Procon. O G1 busca contato com os estabelecimentos citados na reportagem.