Da Redação do Blog — Com um modelo pioneiro de prestação de serviço de atenção básica à saúde em Pernambuco, as Upinhas 24h criadas pela Prefeitura do Recife em 2014, ainda sob a gestão do ex-prefeito Geraldo Julio (PSB), tem tido um papel muito importante para o município, já que as antigas Unidade de Saúde da Família (USF), não suportavam atender toda população. Após gastos milionários para viabilizar a construção dos equipamentos, o prefeito João Campos (PSB) quer acabar com as unidades, e a população, com razão, teme ver o dinheiro dos seus impostos indo para o lixo.
O projeto não foi barato. Para se ter uma noção, apenas a Upinha 24hs do Poço das Panelas custou aos cofres públicos R$ 971.000,00 (novecentos e setenta e um mil reais). Se utilizarmos esse valor como média, e levando em conta que, ao todo, a cidade possui 20 Upinhas 24h prontas e funcionando, o valor gasto apenas nessas unidades gira em torno de R$ 19.420.000,00 (dezenove milhões quatrocentos e vinte mil reais).
A medida também preocupa profissionais da saúde que atuam nas unidades de pronto atendimento. Segundo eles, a medida representa um grande prejuízo para a população, que pode ficar desassistida. Por isso, os médicos prometem reagir contra a medida, prevista para começar já em janeiro de 2022.










