Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
    • Coluna das Dez
  • Política
  • Economia
  • Brasil
  • Pernambuco
  • Esportes
  • Cultura
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
APOIE
Blog do Ricardo Antunes
  • Opinião
    • Coluna das Dez
  • Política
  • Economia
  • Brasil
  • Pernambuco
  • Esportes
  • Cultura
  • Tecnologia
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Blog do Ricardo Antunes
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Opinião
  • Política
  • Economia
  • Brasil
  • Pernambuco
  • Esportes
  • Cultura
  • Tecnologia
Home Esportes

50 coisas que você não sabia sobre o milésimo gol de Pelé

Ricardo Antunes Por Ricardo Antunes
19/11/2019 - 08:19
A A
CompartilharTweetarWhatsApp

Com informações de O Globo

 

No dia 19 de novembro de 1969, Pelé marcou, de pênalti, seu milésimo gol na carreira sobre o Vasco, na vitória do Santos por 2 a 1, no Maracanã. O gol saiu aos 32 minutos do segundo tempo. Confira 50 fatos e curiosidades de uma das marcas mais icônicas da História do futebol.

1 — O milésimo gol de Pelé foi marcado às 23h23 da noite de 19 de novembro de 1969, exatos 122 dias depois de os astronautas americanos terem pisado na lua e 93 dias depois do fim do festival de Woodstock.

2 — O Maracanã recebeu um público de 65 mil pessoas na quarta-feira à noite. O jogo não era transmitido ao vivo na TV. Oitenta dias antes, o estádio havia recebido seu maior público: 183.341 pessoas no Brasil 1×0 Paraguai, pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

3 — Pelé não havia sofrido nenhuma falta no jogo até ser parado dentro da área pelo zagueiro Fernando, do Vasco, o que levou o árbitro Manuel Amaro de Lima marcar o pênalti. O juiz morreu de câncer em 10 de maio de 2009.

4 — O primeiro gol do Santos foi marcado pelo vascaíno Renê, contra, que tentou impedir que a bola chegasse ao camisa 10.

5 — Pelé havia finalizado apenas cinco vezes até a cobrança do pênalti. O goleiro argentino Edgardo Andrada chegou a tocar na bola no canto esquerdo. El Gato Andrada morreu em 5 de setembro deste ano, aos 80.

6 — Andrada chegou a ser dúvida para o jogo entre Vasco e Santos. O goleiro saiu do último treino com dores no tornozelo. Seu substituto imediato era Valdir.

7 — O Vasco vinha de uma semana conturbada politicamente. Os grandes beneméritos tentaram derrubar o presidente Reinaldo Reis. Houve uma assembleia em São Januário e Eurico Miranda, então vice de Patrimônio, cortou a luz da sala causando mais confusão e salvando Reis.

8 — A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais homenageou Pelé, antes do jogo,  com a execução dos hinos à Bandeira e Nacional, e a formação das palavras “Salve” e “Rei Pelé”.

9 — Assim que acertou o canto esquerdo de Andrada, a cena que entrou para a História: Pelé correu para dentro do gol, pegou a bola, a beijou e a ergueu como um troféu.

10 — Logo após a comemoração,  Pelé foi carregado por fotógrafos e torcedores. O vestiário do Maracanã foi invadido por toda imprensa. O craque atendeu a todos os jornalistas.

Milésimo gol de Pelé foi há 50 anos, no Maracanã, contra o Vasco Foto: Arquivo
Milésimo gol de Pelé foi há 50 anos, no Maracanã, contra o Vasco Foto: Arquivo

11 — Muitos dos presentes no Maracanã não eram nem santistas, nem vascaínos. Incluindo uma caravana que saiu de ônibus de Três Corações, cidade natal de Pelé, só para ver o milésimo gol do conterrâneo mais famoso.

12 — Pelé ganhou mais de uma centena de presentes de empresas a entidades diversas. Entre eles, tamborim, relógio, medalhão de ouro, placas comemorativas, medalhas de ouro, baixela de prata, cocar e arco e flecha de tribos indígenas etc.

13 — Ainda em campo, Pelé deu a volta olímpica com a camisa do Vasco estampada com número 1000 nas costas.

14 — O goleiro Zaluar, do Corinthians de Santo André, que sofreu o primeiro gol marcado por Pelé em 1956, estava presente no Maracanã e participou da festa. Ele morreu em 1995.

15 – Então presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), João Havelange (1916-2016) deveria entregar uma medalha de ouro comemorativa da entidade a Pelé. Mas ele e deixou em casa: “Goleiros e zagueiros fizeram este mil demorar tanto que eu já estava cansado de carregar a medalha no bolso”.

16 — A Confederação Brasileira de Desportos (CBD) deu a Pelé 5 mil cruzeiros novos.

17 — Pelé recebeu o diploma da Fifa, reconhecendo o feito histórico ainda no Maracanã assinado pelo então presidente da entidade, sir Stanley Rous, das mãos do editor de esportes do GLOBO

18 — Um selo comemorativo pela façanha foi criado pelos Correios.

19 — Kelly Cristina, filha mais velha de Pelé, tinha dois anos à época. Ela ganhou uma conta especial da Caixa Econômica Federal com 1000 cruzeiros novos. A partir dali, a cada gol de Pelé seria depositado 1 cruzeiro novo na conta.

A primeira página do GLOBO de 20/11/1969, noticiando o milésimo gol de Pelé Foto: Reprodução
A primeira página do GLOBO de 20/11/1969, noticiando o milésimo gol de Pelé Foto: Reprodução
A primeira página do GLOBO de 20/11/1969, noticiando o milésimo gol de Pelé Foto: Reprodução

20 — Pelé ganhou um terreno na região metropolitana de Salvador oferecido pelo então governador Luis Vianna Filho no Centro Industrial de Aratu.

21 — Depois do milésimo gol, Pelé pediu quatro dias de folga ao técnico do Santos, Antoninho Fernandes (1921-73). O pedido lhe foi negado.

22 — Após o jogo, a comemoração do milésimo gol foi no Canecão, com show de Wilson Simonal (1938-2000). O cantor era amigo pessoal de Pelé e costumava ver os jogos do banco de reservas. Ele também estava no Maracanã.

23 — A filha de Pelé, Kelly Cristina, ficou com a camisa 10 usada naquele jogo.

24 — No dia seguinte, Pelé guardou a bola do jogo, a camisa do Santos e a camisa comemorativa do Vasco no cofre de um banco.

25 — Pelé ganhou duas Mercedes do empresário alemão Roland Endler (1913-2003), que foi presidente do Bayern de Munique e salvou o clube bávaro da falência em 1958.

26 — No dia do milésimo gol, uma chuva torrencial caiu na cidade de São Paulo e arredores causando inundações, deixando milhares de desabrigados e alguns mortos. No dia seguinte, a festa prevista na Vila Belmiro foi cancelada por causa da chuva.

27 — Pelé foi levado num avião da FAB até Brasília para se encontrar com o presidente Emílio Garrastazu Médici dias depois do feito.

28 — Pelé foi recebido pelas principais autoridades do país, tendo um encontro com o presidente Médici, no Palácio da Alvorada. Lá, ele recebeu a comenda da Ordem de Rio Branco.

29 — Na conversa com Médici, Pelé prometeu o tricampeonato mundial em 1970, no México.

30 — Um projeto de lei para a criação do Ministério do Esporte surgiu após o milésimo gol. A ideia veio do ministro da Educação da época, Jarbas Passarinho, e do senador Gilberto Marinho. A pasta só criada, no entanto, em 1995, e seu primeiro titular foi Pelé.

Pelé chora após marcar seu milésimo gol, em Santos x Vasco Foto: Arquivo
Pelé chora após marcar seu milésimo gol, em Santos x Vasco Foto: Arquivo

31 — As atividades do Senado Federal foram paralisadas para receber o Pelé. Na Câmara, a sessão foi suspensa para que os deputados pedissem autógrafos.

32 — Pelé recebeu uma coroa de ouro 22 quilates avaliada em 50 mil cruzeiros novos do Clube de Diretores e lojistas de Belo Horizonte. A coroa pertenceu ao ministro abolicionista Antonio Ferreira Viana e foi feita pelo mesmo ourives francês que confeccionou o adorno imperial de Dom Pedro II.

33 — Em Brasília, Pelé desfilou em carro do Corpo de Bombeiros pela capital do país e atendeu várias crianças. Entre elas, os filhos do ministro Jarbas Passarinho. Carlos, de 13 anos, ganhou uma bola; Eleonora, de 15 anos, um cartão assinado pelo jogador.

34 — A contagem regressiva para o milésimo gol começou em outubro. No dia 15, Pelé marcou quatro gols na Portuguesa Santista e chegou a 990.

35 — A partir daí, o evento do gol 1000 passou a ser preparado pela CBD (atual CBF). A entidade oficializou a estatística do Santos, feita pelo jornalista Adriano Neiva da Mota e Silva, conhecido como De Vaney.

36 — No dia 12 de novembro daquele ano, Pelé marcou dois gols contra o Santa Cruz, em Recife, chegando a 998 gols.

37 — Não fosse a chuva que caiu em São Paulo no dia 19 de outubro, Pelé teria chegado a 999 gols contra o Santa Cruz. Naquele dia, Santos e Corinthians se enfrentaram no Pacaembu e Pelé marcou um gol. Mas o jogo foi anulado, e o gol não valeu. A partida foi repetida dia 4 de novembro, mas o camisa 10 desta vez passou em branco.

38 — Dois dias depois de enfrentar o Santa Cruz, o Santos jogou amistoso com o Botafogo da Paraíba. Pelé marcou então o 999º gol na vitória por 3 a 0 e depois foi para debaixo das redes. O goleiro Jair simulou uma contusão e o atacante foi para função de goleiro para adiar o milésimo.

39 — Três dias antes do jogo com o Vasco, o Santos enfrentou o Bahia, na Fonte Nova, e o zagueiro Nildo, conhecido como Birro Doido, impediu o milésimo gol ao tirar uma finalização do camisa 10 em cima da linha. Como o estádio tinha torcedores que foram apenas ver o gol 1000, o defensor foi vaiado pelas arquibancadas. O craque, no fim da partida, ainda colocou uma bola na trave.

40 — “O goleiro que não quis entrar para a História” – Foi Jurandir, o goleiro do Bahia, que assim que adentrou campo deixou claro para o camisa 10 do Santos quem mandava na Fonte Nova: “Em mim você não faz”.

41 — Em 1995, o jornal “Folha de S.Paulo” recontou todos os gols de Pelé e encontrou um perdido: o atacante marcou na goleada de 4 a 1 da seleção das Forças Armadas do Brasil sobre a seleção das Forças Armadas do Uruguai, em novembro de 1959. Assim, o milésimo teria sido realmente contra o Botafogo -PB.

42 — Em 1999, quando o milésimo gol completou 30 anos, a Revista “Placar” fez uma nova recontagem dos gols de Pelé e descobriu que havia um gol na lista que não fora marcado pelo camisa 10. No amistoso entre o Santos e a seleção da Polônia, em maio de 1960, vencido pela equipe paulista por 5 a 2, o quinto gol foi erroneamente atribuído a Pelé. Mas quem fez foi Coutinho.

43 — O milésimo gol de Pelé correu o mundo via agências de notícias que tinham escritórios no Rio. Rapidamente, chegaram congratulações ao atacante pelo feito. Entre as personalidades que o parabenizaram estão os jogadores Bobby Moore, da Inglaterra, e o português Eusébio.

44 — No mesmo dia do milésimo gol de Pelé, o terceiro homem pisou na lua. Peter Conrad comandou a Apollo 12 na missão de resgate da sonda não tripulada Survivor 3, lançada em 1967.

45 — A ida do homem à lua e o milésimo gol de Pelé são considerados os dois grandes feitos do ano de 1969 no mundo.

46 — À época, Pelé já era considerado o melhor jogador de futebol do mundo. A comparação era feita com outros atletas icônicos, como o americano Jessie Owens, campeão olímpico em Berlim-36.

47 — “Neste momento em que toda a Terra está com a atenção voltada para mim, eu peço que todas as pessoas do mundo, principalmente do Brasil, tenham o maior carinho com os pobres, principalmente as crianças. Pensem no Natal dos pobres, pensem nas criancinhas.” O trecho mais famoso do discurso de Pelé após o milésimo gol.

48 — Pelé marcou 1.279 gols em 1.367 jogos na carreira.

49 — O último gol oficial de Pelé foi marcado em 24 de agosto de 1977. Foi  o terceiro da vitória por 4 a 1 do Cosmos sobre o Seattle Sounders, no Giants Stadium, lotado por 73 mil torcedores.

50 — Antes mesmo de marcar o gol 1000 da carreira, Pelé já havia alcançado o status de “Rei do Futebol”.

Tags: BrasilFutebolMilésimo golPelé
Compartilhar40Tweet19Enviar
Ricardo Antunes

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes é jornalista, repórter investigativo e editor do Blog do Ricardo Antunes. Tem pós-graduação em Jornalismo político pela UnB (Universidade de Brasília) e na Georgetown University (EUA). Passou pelos principais jornais e revistas do eixo Recife – São Paulo – Brasília e fez consultoria de comunicação para diversas empresas públicas e privadas.

Matérias relacionadas

“Minha espada não tem partido”, diz Comandante do Exército

O general Tomás Paiva discursou em celebração ao dia do Soldado

Da CNN - O comandante do Exército, general Tomás Paiva, afirmou nesta quinta-feira (21) que a Força tem compromisso com a “imparcialidade" e com o “bem comum”. Em...

Leia MaisDetails

PF se prepara para eventual prisão de Bolsonaro e deixa cela pronta

Superintendência da PF no Distrito Federal

DA CNN - A PF (Polícia Federal) já tem pronta uma cela especial temporária para o caso de prisão em regime fechado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que...

Leia MaisDetails

Advogado diz que asilo na Argentina foi só ‘sugestão’ e que Bolsonaro descartou

DO G1 - O advogado Paulo Cunha Bueno disse ao blog nesta quinta-feira (21) que Jair Bolsonaro (PL) recebia “todo tipo de sugestão” e que o pedido de...

Leia MaisDetails

Bancos perdem R$ 41,3 bilhões após decisão de Dino sobre sanções contra Moraes

Decisão de Dino coloca bancos em "encruzilhada" entre STF e sanções americanas

Da Folha de São Paulo - As ações de bancos brasileiros registraram forte queda nesta terça-feira (19) após o ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), sinalizar...

Leia MaisDetails

“Vai chegar ao ouvido do Trump”: Malafaia ameaça Moraes após inclusão em inquérito

Além do ministro, o pastor ameaçou também o STF e o Brasil.

Do Metrópoles - O pastor Silas Malafaia afirmou, nesta terça-feira (19/8), que lideranças religiosas ligadas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tomaram conhecimento da inclusão do nome...

Leia MaisDetails
Próximo Artigo

Programa de direitos humanos é aberto a jornalistas de países de baixa renda

Por favor, faça login para comentar

Governo PE

Camaragibe

Ipojuca

São Lourenço da Mata

CATEGORIAS

  • Agro
  • Aplicativos
  • Arcoverde
  • Arquitetura
  • Artes
  • Basquete
  • Biologia
  • Brasil
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • CARNAVAL 2025
  • Caruaru
  • Centro-Oeste
  • Ciências
  • Cinema
  • Coluna das Dez
  • Corrupção
  • Cultura
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Eleições
  • Empregos
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Superior
  • Esportes
  • Eventos
  • Fernando de Noronha
  • Finanças
  • Futebol
  • Garanhuns
  • Gastronomia
  • Geral
  • Goiana
  • Gravatá
  • Internacional
  • Internet
  • Ipojuca
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Jornalismo
  • Lei & Ordem
  • Literatura
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Municípios
  • Música
  • Negócios
  • Nordeste
  • Norte
  • Olimpíadas
  • Olinda
  • Opinião
  • Paudalho
  • Paulista
  • Pernambuco
  • Petrolina
  • Ping Pong
  • Poder
  • Política
  • Porto de Galinhas
  • Recife
  • Redes Sociais
  • Rio de Janeiro
  • Saúde
  • Segurança
  • Sistemas
  • Sudeste
  • Sul
  • Tamandaré
  • Teatro & Dança
  • Tecnologia
  • Televisão
  • Toritama
  • Uncategorized
  • Violência
  • Vitória de Santo Antão
  • Vôlei
Assine nossa lista para receber atualizações diárias diretamente em sua caixa de entrada!

Blog do Ricardo Antunes

Ricardo Antunes - Debates, polêmicas, notícias exclusivas, entrevistas, análises e vídeos exclusivos.

CATEGORIAS

  • Agro
  • Aplicativos
  • Arcoverde
  • Arquitetura
  • Artes
  • Basquete
  • Biologia
  • Brasil
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • CARNAVAL 2025
  • Caruaru
  • Centro-Oeste
  • Ciências
  • Cinema
  • Coluna das Dez
  • Corrupção
  • Cultura
  • Direitos Humanos
  • Economia
  • Educação
  • Eleições
  • Empregos
  • Ensino Fundamental
  • Ensino Superior
  • Esportes
  • Eventos
  • Fernando de Noronha
  • Finanças
  • Futebol
  • Garanhuns
  • Gastronomia
  • Geral
  • Goiana
  • Gravatá
  • Internacional
  • Internet
  • Ipojuca
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Jornalismo
  • Lei & Ordem
  • Literatura
  • Meio Ambiente
  • Moda
  • Municípios
  • Música
  • Negócios
  • Nordeste
  • Norte
  • Olimpíadas
  • Olinda
  • Opinião
  • Paudalho
  • Paulista
  • Pernambuco
  • Petrolina
  • Ping Pong
  • Poder
  • Política
  • Porto de Galinhas
  • Recife
  • Redes Sociais
  • Rio de Janeiro
  • Saúde
  • Segurança
  • Sistemas
  • Sudeste
  • Sul
  • Tamandaré
  • Teatro & Dança
  • Tecnologia
  • Televisão
  • Toritama
  • Uncategorized
  • Violência
  • Vitória de Santo Antão
  • Vôlei

ASSUNTOS

Alexandre de Moraes Bolsonarismo Bolsonaro Brasil Brasília coluna coronavírus corrupção Covid-19 Cultura Destaque Economia Eleições Eleições 2020 Eleições 2022 Esporte EUA Futebol governo Internacional Jair Bolsonaro João Campos Justiça Lula Marília Arraes Opinião Pandemia Paulo Câmara Pernambuco PF polícia cívil Polícia Federal Política PSB PSDB PT Raquel Lyra Recife Ricardo Antunes Rio de Janeiro Saúde Sergio Moro STF São Paulo Violência

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Landing Page
  • Buy JNews
  • Support Forum
  • Contact Us

© 2024 Ricardo Antunes - Todos Direitos Reservados

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?