Por Ricardo Antunes — Nesta quarta-feira, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), responsável pelos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, decidiu autorizar o trancamento do processo relacionado à Operação Câmbio, Desligo, ocorrida em 2018, especificamente para sete réus, informa o jornalista Lauro Jardim, no Globo. O principal alvo da ação policial na época foi Dario Messer, conhecido como o “doleiro dos doleiros”. Os investigadores identificaram sua participação em um esquema de transações ilegais de câmbio em 52 países, que foi objeto de investigação na ocasião.
As decisões que encerraram o caso para parte dos réus foram proferidas pela 1ª Turma Especializada da Corte, após a anulação de provas utilizadas pelo Ministério Público Federal (MPF) para denunciá-los. Com isso, ficam livres desse caso os seguintes réus: Paulo Albernaz Cordeiro; Patrícia e Ernesto Matalon (que são primos); Alexander Monteiro Henrice; Bruno Farina; Henrique Chueke e Ella Skinazi.
A promotoria sustentava que todos teriam algum grau de participação na suposta rede de doleiros que atuava em benefício de diversas organizações criminosas, incluindo a do ex-governador Sérgio Cabral.
No ano passado, em agosto, o mesmo colegiado do TRF-2, também de forma unânime, já havia excluído o doleiro Richard Van Otterloo da ação. A defesa de Otterloo alegou que seus delatores, os também doleiros Juca Bala (apelido de Vinícius Claret Vieira) e Tony (Cláudio Fernando de Souza), não conseguiram comprovar as acusações feitas à força-tarefa da Operação Lava-Jato.
A Operação Câmbio, Desligo resultou na denúncia de 62 pessoas pelo MPF há cinco anos. Entre os denunciados, Sérgio Cabral e Dario Messer continuam implicados no processo. Messer firmou um acordo de delação premiada em 2020, com o pagamento de multa no valor de R$ 1 bilhão e uma pena de 18 anos e 9 meses de prisão.
SEGUNDA CHANCE
Após várias polêmicas de falas do presidente Lula a respeito da invasão da Rússia sobre a Ucrânia, o presidente ucraniano agora da o ar de boas esperanças, Volodymyr Zelenski afirmou nesta quinta (11) que espera receber o seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em seu país, e começar uma ‘reunião’ para fortalecer os laços com países latinoamericanos.

EXTRAPOLOU
Uma ala do Ministério Público Federal e alguns ministros do STF estão incomodados com as últimas decisões do ministro Alexandre de Moraes. Eles acreditam que Moraes extrapolou seus poderes no caso da atuação das plataformas contra o PL das Fake News e na investigação contra Jair Bolsonaro.
BIG TECHS
Já o ministro da Justiça, Flavio Dino, acusa as grandes empresas de tecnologia de intimidar o Congresso Nacional com mentiras e defende o ministro Alexandre de Moraes, afirmando que ele tem cumprido a lei e suas decisões são ratificadas pelo pleno do STF. Para Dino, as empresas tem “abusado” do seu poder econômico “querem mandar no Brasil”.
MAIS UMA
Há uma chance real de Arthur Lira instalar quatro CPIs na Câmara na semana que vem. Além da fraude contábil da Americanas, as invasões do MST e a manipulação de apostas em jogos de futebol, entrou na lista a comissão das pirâmides financeiras com criptomoedas.

DISPUTA
Candidatos mencionados como favoritos para suceder o ministro Felix Fischer no STJ (Superior Tribunal de Justiça) tiveram suas inscrições homologadas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para uma vaga indicada pela advocacia no tribunal. A lista dos postulantes foi divulgada nesta quinta-feira (11).
FAVORITOS
Três advogados são lembrados como preferidos para o posto. São eles: Daniela Teixeira, que é do Distrito Federal e ocupou diferentes postos na Ordem; André Godinho, baiano que foi conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça); e Luiz Cláudio Allemand, que é do Espírito Santo e também foi do CNJ. Todos estão na lista.
PALESTRA
A Faculdade Metropolitana com o apoio cultural do blog do Ricardo Antunes e da Stampa Propaganda convida a todos para uma palestra sobre o PL 2630, que trata das “Fake News” no dia 07.06.23, em seu auditório.

FRONTEIRA
A entrada recorde de imigrantes nos Estados Unidos sobrecarregou os serviços de fronteira nos Estados da Califórnia, Novo México, Arizona e Texas nesta quinta-feira, 11, às vésperas do fim do Título 42, legislação que permitia a Washington retornar os migrantes para o México em razão da pandemia. Em alguns lugares ao longo da fronteira, milhares de pessoas de vários países distantes, incluindo Venezuela, Peru, Brasil, Gana e Tailândia, esperavam em filas ordenadas para se entregar aos agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA e pedir asilo.
TENSÃO
A Guarda de Fronteira apreendeu em média 8.750 migrantes por dia nesta semana, mais que o dobro do pico da crise de 2019, quando um número recorde de famílias centro-americanas superou o governo Trump.
HOMENAGEM
Seu Jorge vai homenagear Alcione no Prêmio da Música Brasileira. Interpretará “Gostoso Veneno”, de Wilson Moreira e Nei Lopes, lançada por ela em 1979. Outro dueto também confirmado para prestar tributo à artista é Xande de Pilares e Criolo. Os artistas vão reviver “Garoto Maroto”, enquanto Marina Sena Luedji Luna cantarão “Afreketê” e “Figa de Guiné”.
FOTO DO DIA










