Por Ricardo Antunes — Após o ataque da Rússia à Ucrânia, os riscos de um conflito mundial podem até ter aumentado. Mas o mundo ainda não está à beira de uma terceira guerra mundial. Pelo menos essa é a avaliação de diplomatas, ex-chanceleres e especialistas em crises globais.
“Ainda não vejo uma terceira guerra mundial. Mas teremos enormes tensões de segurança na Europa”, diz o ex-subsecretário de Estado dos EUA para o Hemisfério Ocidental, o embaixador Thomas Shannon. Segundo ele, os EUA e a Otan tomaram a decisão certa de não transformar a Ucrânia num campo de batalha. Mas a Otan deverá repensar seus propósitos, e a UE também. O que estamos vendo deve lembrar que a Rússia não pode ser esquecida e que ainda tem um poder global significativo. Isso deve ser entendido.
Ele acredita que os EUA e seus aliados não se envolverão diretamente no conflito, mas sim fornecerão armas e apoio logístico às tropas ucranianas. Shannon e outros especialistas acreditam que a ofensiva de Putin se limitará à Ucrânia. O presidente russo é visto como um estrategista cauteloso, que avançará até onde puder se defender com sucesso.
Na visão do ex-ministro das Relações Exteriores brasileiro Aloysio Nunes, também não vê uma terceira guerra mundial acontecendo, mas, ressalta, tudo dependerá das próximas ações da Rússia e da resposta da comunidade internacional. A posição da China, enfatiza Nunes, é muito importante neste momento.
BUSCA
Brasil e Argentina devem resgatar nos próximos dias, cerca de 100 cidadãos dos dois países que residem na Ucrânia e correm risco com o conflito militar. A busca deve ser feita por meio de um avião da FAB.

PRESSÃO
Por causa da invasão russa, o Congresso Nacional aumentou a pressão para que o Itamaraty e o Planalto passem a adotar uma posição mais dura de condenação à Rússia pelo início do conflito armado.
DESAUTORIZADO
O presidente Jair Bolsonaro criticou e desautorizou o vice-presidente Hamilton Mourão, que ontem declarou que o Brasil não concorda com a invasão do território ucraniano. O chefe do Executivo mencionou artigo da Constituição Federal e afirmou ser o único com a “competência” para falar de questões internacionais.
FEDERAÇÃO
O presidente do MDB, Baleia Rossi, comunicou hoje ao deputado federal Raul Henry que a federação com União Brasil não irá vingar.
FEDERAÇÃO II
Pernambuco constava na lista dos sete estados que, nas contas da direção nacional do MDB, não queriam federação com o União Brasil em função dos conflitos regionais. Má notícia para a candidatura de Miguel Coelho.
NÚMERO 1
O ranking da ATP tem um novo número. Daniil Medvedev assegurou o topo do tênis nesta quinta-feira com a eliminação de Novak Djokovic nas quartas de final do ATP de Dubai. Assim, o russo se torna apenas o segundo tenista nos últimos 18 anos a liderar o ranking sem ser o Big Three: Rafael Nadal, Roger Federer e o próprio Djokovic.

DOAÇÃO
Também cotada para se candidatar ao governo pernambucano, a prefeita Raquel Lyra, enviou à Câmara Municipal, um Projeto de Lei que autoriza a doação de um terreno para a construção de uma nova sede da Superintendência Regional da Polícia Federal, em Caruaru.
PF
De acordo com o projeto, a PF não poderá doar, arrendar ou utilizar o local para outro objetivo, que não seja a construção da delegacia. O prazo para início da obra é de 3 anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
FILIADO
Enquanto isso, o deputado estadual Marco Aurélio esteve reunido com o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, para acertar os últimos detalhes da sua filiação ao partido para disputar a reeleição.
EX
Ex-bolsonarista, o parlamentar afirmou que ainda não decidiu o dia da filiação, pois dependerá de ajustar a agenda com o governador Paulo Câmara, o prefeito João Campos e o pré-candidato do partido a governador, o deputado federal Danilo Cabral.
FOTO DO DIA:








