A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) renovou, neste sábado (5), o alerta de chuvas de moderadas a ocasionalmente fortes para a Região Metropolitana do Recife, Zonas da Mata Norte e Sul; e Agreste. O aviso é válido até o domingo (6). Inicialmente, a Apac tinha informado que a renovação do alerta valia para todo o estado, mas, às 17h50, enviou um aviso afirmando que, na verdade, a previsão não inclui o Sertão do estado.
Após registro de transtornos durante a madrugada e manhã, a chuva voltou a alagar ruas do Grande Recife na tarde deste sábado (5). Moradores do bairro de Rio Doce, em Olinda, mostraram que vias como as avenidas México e Nápoles pareciam rios de tanta água (veja vídeo abaixo).
Moradores registram alagamentos nas ruas e avenidas de Olinda pic.twitter.com/S9zDayzqzV
— Ricardo Antunes (@blogricaantunes) March 6, 2022
Também houve registro de alagamentos nos bairros de Nova Descoberta e Ibura, no Recife; Dois Carneiros, em Jaboatão; Janga, em Paulista; além de Araçoiaba, São Lourenço da Mata e Abreu e Lima, entre outros locais.
Segundo a Apac, somente no bairro da Várzea, na Zona Oeste da capital pernambucana, choveu 94,64 milímetros nas últimas 24 horas, até as 17h30, o que representa 35,7% da média histórica para o mês de março, que é de 264,7 milímetros ou pouco mais que o esperando para 11 dias.
Confira, abaixo, as cidades em que mais choveu nas últimas 24 horas, até 17h30:
- São Lourenço da Mata – 122,2 milímetros
- Camaragibe – 96,13 milímetros
- Recife – 96,64 milímetros
- Jaboatão dos Guararapes – 84,77 milímetros
- Nazaré da Mata – 82,28 milímetros
- Abreu e Lima – 79 milímetros
A Apac explicou em nota que, “com a intensificação da chuva, acumulados já significativos e solo já saturado em algumas regiões”, o alerta foi renovado para que a população que reside em áreas de risco siga as orientações da Defesa Civil do município.
Na capital pernambucana, a Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, com atendimento 24 horas, e pode ser acionada através de uma ligação gratuita para o telefone 0800.081.3400. Das 0h às 16h deste sábado (5), a prefeitura da capital recebeu 33 chamados entre vistorias e pedidos para colocação de lonas.







