Do Estadão
Sites da imprensa internacional destacam na noite desta quarta-feira, 4, a votação do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Supremo Tribunal Federal (STF). A maioria dos veículos afirmou, após o voto da ministra Rosa Weber contra o HC de Lula, que a Corte “abre a porta” para a prisão do petista e o afasta cada vez mais da possibilidade de ele concorrer novamente ao Planalto.
Supporters of former Brazil president Luiz Inacio Lula da Silva react during justice Rosa Weber’s session of the Supreme Court to issue a final decision about Lula’s habeas corpus plea, in Brasilia, Brazil April 4, 2018. REUTERS/Ueslei Marcelino
O New York Times diz que a decisão do STF tem o potencial não somente de “aniquilar” as ambições políticas de Lula como também de “reformular o sistema de Justiça do Brasil em meio à longa campanha contra a corrupção”. O jornal americano destaca também as críticas ao general Eduardo Villas Bôas, que ontem à noite publicou mensagem no Twitter questionando o comportamento das instituições do País.
A TV americana Fox News ressalta que os canais brasileiros transmitem em rede nacional a sessão do STF, ao mesmo tempo em que aumenta a tensão no País. Já o Washington Post diz que o Brasil espera “ansiosamente” o resultado do julgamento.
Com chamada na capa do site, o Financial Times lembra que Lula deixou o poder em 2010 como um dos mais populares políticos do mundo e que ainda lidera as intenções de voto para a eleição de outubro, a qual se espera ser “a mais imprevisível em décadas”. Já o The Guardian traz uma galeria de fotos com protestos pela prisão do ex-presidente.
O El País faz cobertura em tempo real do julgamento e diz que o voto do Supremo se inclina para permitir a prisão de Lula. “Há também um impacto sem precedentes nas eleições de outubro”, lembra o jornal espanhol.






