Do G1 — O jogador de futebol de salão Ewerton Florêncio chegou ao Recife nesta segunda-feira (14), depois de sete dias fugindo da guerra na Ucrânia (veja vídeo acima). O pernambucano estava em Kherson, cidade tomada pelos russos e considerada uma das maiores conquistas dos invasores desde o começo do conflito.
“Eu só tenho que agradecer a Deus, que proporcionou isso do jeito dele, e essa nossa viagem foi um milagre de Deus”, disse, ao chegar à terra natal.
Ewerton Florêncio é natural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Na terça-feira (8), após dias de tentativa, ele conseguiu sair de Kherson, depois que o prefeito da cidade conseguiu um trem para que os moradores fossem levados para a Crimeia, região anexada pela Rússia em 2014.
O jogador desembarcou na madrugada desta segunda-feira (14) no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, na Zona Sul da capital. Ele foi recepcionado por parentes que, aflitos, acompanhavam o trajeto dele de volta ao país.
“Peguei sete horas de Kherson para a Crimeia. De lá, foram mais 32 horas para Moscou, onde fiquei um dia, e peguei mais seis horas para Dubai. Esperei mais três horas e peguei mais 15 horas de Dubai para Guarulhos (SP). Esperei mais seis horas e cheguei aqui no Recife após três horas de avião”, disse.
Na Rússia, Ewerton foi acolhido pelo Itamaraty, que viabilizou o retorno ao Brasil. Em solo pernambucano, o atleta disse que estar feliz por ver de perto a família.
“O que importa é que está tudo bem, a família está feliz, estou aqui no Aeroporto do Recife e já estou matando a saudade da família. É um tempo de aflição, de saudades, mas graças a Deus que no final deu tudo certo. A gente pode chegar rápido aqui no Brasil e a gente torce para que a guerra lá acabe e que tudo fique na paz”, afirmou.







