Do G1 – A empresa Azul Linhas Aéreas afirmou, nesta segunda-feira (14), que reduz, a partir de abril, o número de voos diretos de São Paulo para Fernando de Noronha de sete para duas viagens semanais nos dois sentidos. Segundo a companhia, a mudança faz parte de uma readequação de malha devido ao preço do combustível.
Embora a companhia afirme que a alteração na malha começa em abril, o diretor da empresa que administra o aeroporto da ilha, Manoel Ferreira, afirmou que a redução entrou em vigor na sexta-feira (10) e que a companhia passou a operar com voos nos domingos e quintas. Inicialmente, eram realizadas viagens diárias de Congonhas para a ilha.
Os dias da semana em que devem ocorrer as viagens não foram confirmados pela Azul.
Em nota, a companhia afirmou, ainda, que o aumento “exponencial do valor de várias commodities, em especial do barril de petróleo,” é reflexo da guerra da Ucrânia e que, embora o valor do barril do petróleo já tenha sido um pouco maior há 14 anos, “a situação atual é muito pior, pois naquela época o valor do dólar estava muito abaixo dos atuais R$ 5”, girando em torno de R$ 2.
Operação
O primeiro voo de São Paulo para Noronha sem escala foi realizado no dia 20 de dezembro de 2021. A nova opção foi comemorada pelo trade turístico da ilha. Essa rota só foi possível porque foi implantado um Posto de Abastecimento de Aeronaves em Fernando de Noronha.
A aeronave utilizada é o Embraer 195, chamado de E-2, com capacidade para 136 passageiros.
A Azul também opera para ilha com voos todos os dias que partem do Recife. A Gol Linhas Aéreas também realiza viagens diárias para Fernando de Noronha com decolagem da capital pernambucana.
O governo do estado autorizou a Latam Linhas Aéreas a operar para Noronha, com viagens a partir de São Paulo . A previsão é o novo voo comece no segundo trimestre de 2022, mas a data do início dos trabalhos não foi divulgada.







