Do UOL — Após uma “pausa técnica”, as delegações de Ucrânia e Rússia retomaram hoje os debates a respeito da invasão russa ao território ucraniano, que entra em seu 20º dia com ataques a civis na capital, Kiev. “As negociações estão em andamento”, disse Mikhailo Podolyak, assessor da presidência da Ucrânia. Segundo ele, entre os temas tratados, estão cessar-fogo e retirada de soldados russos do do país. A Rússia diz que é cedo para fazer previsões sobre as negociações.
Nesta terça (15), Kiev amanheceu com bombardeios. Em um dos ataques, o serviço de emergências da Ucrânia confirmou ao menos duas mortes após um edifício residencial ter sido atingido. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu hoje o envio de mais armas para o país.
A prefeitura da capital —que receberá a visita de líderes europeus hoje— já determinou 35 horas toque de recolher a partir da noite de hoje, terminando na manhã de quinta-feira (17). “Hoje é um momento difícil e perigoso”, disse o prefeito de Kiev, Vitaliy Klitschko.
O governo ucranino anunciou hoje mais corredores para evacuação de civis. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), uma criança torna-se refugiada a cada segundo na Ucrânia; mais de 3 milhões de pessoas já deixaram o país.







