Por Ricardo Antunes — A saída da deputada federal Marília Arraes acarreta uma série de efeitos ao PT. O partido pode pagar um preço alto com isso, porque, uma vez na oposição, Marília pode derrotar o inexpressivo candidato indicado ao senado e dar um “xeque-mate” no partido. Isso, na avaliação de fontes em Brasília e São Paulo, com quem o Blog teve acesso, faria o PT zerar em deputados federais eleitos em PE, uma vez que nenhum nome do partido tem voto e envergadura para se eleger deputado federal.
Por outro lado, Marília Arraes não tem a menor moral para falar dos vetos que recebeu do senador Humberto Costa (PT). Ela sempre foi uma “pessoa estranha” no partido. Começou sua carreira no PSB do primo Eduardo Campos e também brigou com todo mundo.
Por último, no começo desse ano traiu todo partido ao impor uma candidatura avulsa na eleição da Mesa Diretora. O candidato oficial do PT era o deputado João Daniel (PT-SE), mas Marília lançou sua candidatura e terminou ganhando a eleição. Até o ex-presidente Lula ficou impressionado com a audácia e “trairagem” da moça.
A TRAMA
Renan Calheiros defendeu junto a Baleia Rossi que o MDB de Pernambuco vá de Marília Arraes. A ideia é que ela dispute mesmo o governo de Pernambuco e conceda mais um palanque a Lula no estado. Faz sentido.
OTIMISMO
Líder do centrão e chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, exagerou ao prever que Bolsonaro vencerá a eleição no primeiro turno. Mas a animação do ministro, não é despropositada.

OSSO DURO
As pesquisas mais recentes sinalizam que Bolsonaro tornou-se um adversário mais duro de roer do que supunham os adversários.
FOCO
Antes da filiação ao PSB, Geraldo Alckmin tem discutido a campanha com o ex-presidente Lula, que terá como foco educação, emprego e saúde.
TOUR
Os dois devem rodar o país para começar a pré-campanha e ampliar o alcance da chapa em diferentes regiões do Brasil e perfis de eleitorado.

DE NOVO
Após acusações de fazer “turismo sexual” na Ucrânia, o deputado Arthur do Val, continua falando bobagens. Em sua defesa, ele alega que não pode ser punido por “áudios vazados ilicitamente”.
DEFESA
Na gravação, compartilhada pelo próprio parlamentar em grupo do Whatsapp, do Val diz, entre outras coisas, que as “ucranianas são fáceis porque são pobres”. O Conselho da Alesp volta a se reunir na manhã desta sexta-feira (18) para deliberar se abre processo formal de cassação.
LAVAGEM
A megaoperação contra o tráfico deflagrada na manhã de hoje em 16 estados, tenta desarticular uma quadrilha envolvida com lavagem bilionária de dinheiro. A Justiça decretou o bloqueio de R$ 1,8 bilhão de ativos e bens, entre eles uma aeronave.

HISTÓRICO
Entre os 75 alvos dos mandados de prisão, há empresários e “pessoas comuns”. Segundo a Polícia Civil, essa é a “maior e mais abrangente operação de repressão qualificada de sua história”.
REABERTURA
ICMBio define regras e cronograma para reabertura da Praia do Sueste, interditada após ataque de tubarão em Fernando de Noronha.
DATA
Segundo o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade, reabertura da praia é dividida em três fases e começa em 28
FOTO DO DIA:








