Por André Beltrão — Nos bastidores da Assembleia Legislativa de Pernambuco, situada no bairro da Boa Vista, os motoristas dos deputados da casa alegam mais uma vez estarem passando pelos atrasos salariais, e afirmam que esse cenário é recorrente por lá. Um “calote” com a empresa terceirizada anterior também foi relembrado, reforçando o sentimento de receio entre os funcionários. Pelo outro lado, no entanto, deputados estão em processo de escolha de carros novos, prometidos para o próximo dia 26.
Atualmente, o funcionamento da “garagem” da ALEPE é de responsabilidade da Premius Serviços, uma empresa terceirizada. E de acordo com um dos motoristas, que pediu para não ter a identidade revelada, esse vínculo entre órgão e empresa é bastante questionado, já que existem promessas de rompimento por conta dos atrasos, mas nada acontece.
À reportagem, o homem garantiu que o montante que deveria ter sido direcionado à alimentação, também não foi pago até o momento. “A bronca agora é que eles falam que estão nas certidões que a empresa não apresenta, por ser muito errado e ter muita ação judicial. Toda vez acontece isso, e toda vez dizem que vai ter a licitação e nada. Todo mês é a mesma coisa. Já vão fazer 58 dias que estamos sem receber. Hoje já é dia doze e não saiu alimentação nem salário, e eles não se empenham em nada”, disse o funcionário, antes de fazer um questionamento sobre o vínculo do órgão com a empresa.
“Dizem que vão tirar (a empresa), mas não tiram. Alegam que tá em dia, mas se tá em dia, por que não tira a empresa, se todo mês acontece isso?”, perguntou.

Histórico problemático
A ALEPE conta com 49 deputados e cada um tem uma dupla de motoristas à disposição. Sendo assim, 98 seria o número total de motoristas que estão enfrentando essa situação por mais uma vez. Relembrando o período anterior, em que a empresa Pernambuco era a responsável pelo setor na ALEPE, o motorista afirmou que a classe já passou por uma situação pior, onde a falta de pagamento de salários “ficou por isso mesmo”.
“Ela (a empresa Pernambuco) saiu e deixou a gente ‘a ver navios’, então querem fazer a mesma coisa de novo. Já estamos todos revoltados. Toda vez passam dois ou três anos com uma empresa, e a gente perde o tempo de serviço. Não recebemos e fica por isso mesmo”, afirmou o motorista.

Enquanto isso…
Ainda segundo informações do próprio motorista, enquanto eles vivem com o “pé atrás”, a ALEPE está destinando suas atenções a novos modelos de carros para os deputados da casa, que poderão escolher entre dois modelos. A previsão é de que os novos carros cheguem ainda neste mês de abril à Assembleia.
“Esse mês chegarão os novos carros dos deputados, todos zero quilômetro. Até o próximo dia 26 chegam, e eles podem escolher entre um S10 e um Corolla”, disse.







