Por Ricardo Antunes — Para 62% dos brasileiros, o governo de Jair Bolsonaro não deveria facilitar a compra de armas de fogo. Cerca de um terço da população (33%), portanto, defende o oposto. Como esperado, o apoio ao acesso às armas é maior entre os seguidores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dados são de pesquisa PoderData divulgada nesta segunda-feira (2).
Entre os 50% que avaliam o trabalho do presidente como ruim ou péssimo, 82% são contra a facilitação do acesso às armas. Dos 20% que dizem que o seu governo é regular, dois terços (67%) também são contra o armamento da população. No entanto, entre os 28% que classificam o governo como ótimo ou bom, o apoio às armas vai a 69%.
O repúdio à facilitação do acesso às armas é maior entre as mulheres (70% a 22%, na mesma comparação), jovens de 16 a 24 anos (74% a 24%), no Sudeste (70% a 27%), e entre os que cursaram até o ensino fundamental (67% a 26%). Por outro lado, o apoio às armas aumenta – ainda que não seja majoritário – entre os homens (53% a 45%), pessoas a partir dos 60 anos (49% a 42%), no Centro-Oeste (51% a 47%) e entre os que concluíram o ensino superior (59% a 41%).
NIVER
Presidente do STF, Luiz Fux, convidou colegas para um encontro que celebraria seu aniversário de 69 anos na semana passada. Mas ao contrário, do esperado pelos magistrados, a crise com Bolsonaro não foi abordada.

BAILE FISCAL
“Foi o verdadeiro Baile da Ilha Fiscal” diz um dos magistrados presentes, em referência à célebre festa em que integrantes da monarquia brasileira, se reuniram para o último baile do Império, antes do golpe que deu origem à República.
BATE-PAPO
Quem conversou sobre o caso, foi o ministro Gilmar Mendes e o filho do presidente, Flávio Bolsonaro. No encontro, o senador reconheceu as ofensas do deputado Daniel Silveira, mas disse que considerou a pena de oito anos e nove meses “exagerada”.
CASAMENTO
O local do casamento de Lula (PT) e da socióloga Rosângela da Silva, a Janja, previsto para o dia 18 deste mês, foi revelado pela Gazeta do ABCD. Segundo o jornal, será no próprio apartamento do ex-presidente em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista.

CORPO-A-CORPO
Lula tem se queixado da sua segurança em eventos. O ex-presidente deixa claro que quer ter o corpo a corpo com a população e não admite pessoas separadas por grades. Para desespero da equipe de campanha.
CULTURA
Neta do guerrilheiro comunista Marighella lançará seu nome para a Câmara dos Deputados. Atriz e ativista da cultura, Maria Mariguella reuniu apoio de artistas como Anelis Assumpção, Wagner Moura, Russo Passapusso e Bela Gil.
MANIFESTO
Falando nisso, os músicos Chico, Caetano, Milton, Flávio Venturini e Wagner Tiso lançaram um manifesto contra o projeto de mineração na Serra do Curral, maior patrimônio paisagístico de BH.

MOVIMENTAÇÃO
Agora no Solidariedade, Marília Arraes, tenta angariar o apoio do PSDB e do União Brasil para sua chapa ao governo de Pernambuco.
PALANQUE
Sem apoio formal de Lula, a ex-petista, no entanto, recebeu aval do ex-presidente para usar sua imagem na campanha. De quebra, subirá no palanque com ele em evento do Solidariedade em SP.
CONECTADO
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), foi eleito presidente do Consórcio Conectar, que reúne 2.142 municípios e tem outros 547 em fase de formalização, com representatividade em 65% do território nacional.
MISSÃO
Inicialmente criado como um Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras durante a pandemia, o Conectar ganha um caráter voltado para a transformação municipal e inovação digital, com o objetivo de solucionar antigos problemas por meio de novas tecnologias.
FOTO DO DIA:








