Por Ricardo Antunes — Reinaldo Moretti, de 53 anos, é um dos muitos caminhoneiros brasileiros afetados pelo aumento no preço do diesel, da inflação e consequente queda acentuada do poder de compra. Assim como alguns colegas, ele deixou a profissão para sair do país. “Eu tinha um caminhão no Brasil, mas ele estava me fazendo só afundar em dívidas”, diz ele, que deixou a cidade mineira de Extrema, na divisa com São Paulo, para se mudar para Portugal há sete meses. Ele conta que transportar uma carga entre países é muito mais rentável e o valor do frete pode até dobrar. Ele ainda disse que o transporte internacional obedece a leis trabalhistas mais rígidas, como trabalhar apenas 9 horas por dia e folgar no fim de semana.
Se Reinaldo ainda estivesse no Brasil, levaria um novo susto. A Petrobras anunciou o aumento do preço do diesel em 8,87% a partir desta terça-feira (10), o que significa uma mudança de 40 centavos no litro do combustível vendido pelas refinarias — de R$ 4,51 para R$ 4,91. Para o consumidor final — como caminhoneiros, transportadores de passageiros em coletivos e outros – o reajuste deve chegar nas bombas aproximadamente na metade, com uma alta de cerca de 4,5%.
O aumento irritou a categoria que já prevê paralizações. O Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Espírito Santo (Sindicam/ES) será o primeiro. Go grupo promete parar a partir de amanhã em todo o estado Espírito Santo. O presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, o Chorão, afirmou em vídeo que está “indignado”. “Gente, não podemos ficar quietos. Eu conheço e sei o quanto vai impactar na mesa do trabalhador”, diz.
Base de apoio de Jair Bolsonaro em 2018, e com importantes manifestações contra Dilma Rousseff em 2016, os caminhoneiros podem se tornar uma dor de cabeça para o atual presidente, em meio à escalada de preços dos combustíveis.
BASTA
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Edson Fachin, foi aconselhado por interlocutores a não receber, nas próximas semanas, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.

BOICOTE
A avaliação é que o Ministério da Defesa assumiu o papel, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, de tentar acuar a Justiça Eleitoral e levantar dúvidas sobre as urnas eletrônicas.
PEDIDO
Enquanto isso, o presidente da República recebeu um pedido protocolado na Associação Paulista de Imprensa para que conceda o indulto a investigados atos antidemocráticos
BENEFICIADOS
Blogueiros bolsonaristas, como Allan dos Santos, Oswaldo Eustáquio e Wellington Macedo, podem ser beneficiados. O pedido também inclui o fundador do PTB, Roberto Jefferson.
REINVINDICAÇÃO
Partido de Geraldo Alckmin, vice na chapa de Lula à Presidência, o PSB quer que o programa de governo a ser apresentado pelo PT seja “amplo” e passe longe de alguns temas que desagradam ao eleitor conservador, como a legalização do aborto e a regulação da mídia.

FORA DA BOLHA
A avaliação da cúpula do PSB é que, após conversar com os partidos do arco de aliança, Lula entendeu que deve fazer gestos ao eleitor conservador — e não só ao progressista.
SEGURANÇA
Falando nisso, Lula foi alertado sobre possível ataque em Juiz de Fora (MG), cidade da facada de Bolsonaro. A campanha do ex-presidente recebeu alerta de um parlamentar de que bolsonaristas planejam protesto contra petista, que redobrou a segurança.
PUNIÇÃO
Marília Arraes (Solidariedade); Marcelo Ramos (PSD); e Rose Modesto (UB) podem perder seus cargos na mesa diretora da Câmara.

AVISO
Em conversas reservadas, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) diz que os parlamentares foram alertados desse risco quando mudaram de partido, já que o regimento da Casa determina que o cargo na mesa diretora pertence ao partido.
IMPUGNAÇÃO
Associação de juristas pela Democracia (ABJD) pede impugnação de inscrição de Deltan Dallagnol na OAB.
ACUSAÇÃO
Entidade acusa o ex-coordenador da Lava Jato de não ter idoneidade moral para integrar a ordem. Segundo a ABJD, Deltan se valeu de sua função no MPF e de recursos públicos para “realizar aspirações pessoais, ideológicas e de cunho político-partidário” na Lava Jato.
FOTO DO DIA:








