Por Ricardo Antunes — O ex-ministro da Defesa Raul Jungmann, e o general Sérgio Etchegoyen se uniram para criar o Instituto Brasileiro de Autorregulação do Setor da Infraestrutura, o IBRIC, uma consultoria privada de compliance, que se apresenta como ONG. A revelação é do jornalista Luis Nassif, no Jornal GGN (Grupo Gente Nova).O rentável negócio tem como objetivo melhorar a imagem de empresas.
Focado no setor de infraestrutura, o instituto capacita empresas no Brasil nas áreas de ética, integridade, governança e sustentabilidade. Outra missão descrita no portal da instituição é “melhorar a imagem do setor”, muito afetado após a Operação Lava Jato.
De acordo com Nassif, a aproximação de Raul Jungmann e do general Sérgio Etchegoyen ocorreu durante o governo de Michel Temer (MDB). “Coube ao ex-presidente o papel de inserir os militares no jogo político, trazendo o general Sérgio Etchegoyen para a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência). O general foi o grande estrategista da ascensão do general Villas Boas e Braga Netto no jogo político. E coube a Michel Temer o papel de esfriar a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) após a tentativa frustrada de golpe de Jair Bolsonaro, no dia 7 de setembro”, diz o jornalista.
Além de Etchegoyen na presidência e Jungman na direção de Relações Institucionais, a entidade conta com a advogada Grace Mendonça na diretoria de Integridade. O Conselho Deliberativo tem representantes das construtoras Mendes Jr e Andrade Gutiérrez.
RELIGIÃO
De olho na eleição, Michelle Bolsonaro chegou hoje a Israel com evangélicos. A primeira-dama tem intensificado sua agenda eleitoral. No início do mês, ajoelhou-se, discursou e chorou na Câmara durante um culto religioso.

À TIRA-COLO
Ex-ministra Damares Alves, pré-candidata bolsonarista ao Senado, também participa do périplo.
INVESTIMENTO
O PT usou aproximadamente R$ 100 mil para promover a campanha que incentivava jovens com menos de 18 anos a tirarem o Título de Eleitor. Deu resultado: dois milhões de jovens com idades entre 16 e 18 anos já tiraram o Título de Eleitor nos quatro primeiros meses deste ano, segundo o TSE.
DIFÍCIL
Se em âmbito nacional a chapa Lula-Alckmin já é realidade, em Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, uma aliança entre PT e PSB é considerada difícil.

APOIOS
Petistas tem sinalizado apoio a Alexandre Kalil, do PSD, ao governo estadual. A cúpula do PSB, porém, tem demonstrado preferência pela reeleição de Romeu Zema, do Partido Novo.
EXPLICAÇÕES
O senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, pediu explicações ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) sobre a situação de jornalistas brasileiros que estão censurados em Portugal e há mais de 2 meses com salários confiscados por bancos locais, como o ActivoBank e o Novo Banco.
SANÇÃO
A situação é relativa a profissionais que trabalham para a Sputnik Brasil, agência russa de notícias cujos jornalistas estão censurados em Portugal e em outros países da União Europeia, como parte das sanções impostas pelo bloco à Rússia devido à Guerra da Ucrânia.
CINEMA
Construído em 1956, o Edifício Holiday, que foi um marco na arquitetura pernambucana e que está interditado desde 2019, terá sua história contada em filme, dirigido por Marcelo Brennand, com roteiro de Hilton Lacerda e DJ Dolores. O projeto está em fase de captação de recursos.

EMENDA
A deputada estadual Alessandra Vieira (União Brasil), enviou para a prefeitura de Escada uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil reais, para a compra de duas ambulâncias para atender a população de Frexeiras e Massauassu. A emenda foi entregue à prefeita Mary Gouveia, pelo ex-vereador Rinaldo Cara Veia (Podemos), que é pré-candidato a deputado federal.
CONVITE
Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, Miguel Coelho (UB), será homenageado na confraria Caxangá Ágape. O evento, anunciado pelo presidente executivo Braga Sá, ocorre no dia 18, às 12h, no Restaurante Boi e Brasa.
HOMENAGEM
Na ocasião, Miguel Coelho será agraciado pela família agapeana com o diploma de Administrador Expressão da Política Pernambucana e falará sobre seu plano de governo.
FOTO DO DIA:








