Por Ricardo Antunes — Suprema ironia. O Ministério Público Eleitoral de São Paulo concluiu, hoje (16), haver indícios de que o ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) e a mulher dele, Rosângela Moro, fraudaram seu domicílio eleitoral ao transferirem seus títulos de eleitor para São Paulo. É uma péssima notícia para o “ex-todo-poderoso juiz da Lava-Jato”.
Nessa segunda (16), o promotor Reynaldo Mapelli Júnior determinou “a requisição de inquérito policial à Polícia Federal, para a apuração da ocorrência ou não do crime do artigo 289 do Código Eleitoral (“inscrever-se fraudulentamente como eleitor”)”. A posição do MP atende à queixa-crime da empresária Roberta Luchsinger que vem sendo um verdadeiro “calo” no pé do casal.
Moro e Rosângela transferiram os domicílios eleitorais para São Paulo como parte da estratégia de lançar candidaturas nas eleições deste ano. E negam, enfaticamente, que cometeram crime. Num cenário positivo, embora com tantas trapalhadas, Sergio Moro, poderia estar comemorando o lançamento do seu nome como o candidato à terceira via, marcado para o dia 18.
O verdadeiro cenário, no entanto, é outro. Isolado, arrogante e absolutamente sozinho, Moro vê seu sonho de se tornar candidato a presidente da República se transformar num verdadeiro pesadelo. Talvez não consiga sair nem a deputado federal. Um triste fim para um juiz que se considerava acima da lei e das próprias pessoas.
OBSESSÃO
O ex-ministro Sérgio Moro foi rápido no gatilho, e respondeu no Twitter que “Não há ilegalidade no seu domicílio eleitoral, e que prestará todas as informações necessárias à Justiça. De quebra, atacou o ex-presidente Lula, dizendo que sua candidatura não deveria ser tratada com “naturalidade”.

IRRITADINHO 1
Durante cerimônia de abertura do Apas Show, evento do setor de supermercados e alimentos, em São Paulo, nesta segunda-feira (16/5), o presidente Jair Bolsonaro (PL) citou a “ponta da praia” ao criticar uma reportagem que o comparou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
IRRITADINHO 2
“Matéria saiu falando que eu e o Lula somos a mesma coisa. Vai para ponta da praia, porra”, disse o chefe do Executivo, exaltado. A “ponta da praia” é uma expressão usada por militares que se referia à Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro. O local era conhecido pela tortura e morte de presos políticos durante a ditadura militar.
VINGANÇA
Bolsonaro considerou “hostil” a relação de nomes para a vaga de ministro substituto no TSE, e pretende “dar o troco”. Ele pensou em devolver a lista e tensionar ainda mais a relação com o tribunal, porém, foi aconselhado por auxiliares a não tomar essa medida, porque ela não teria amparo legal. Por isso, decidiu apenas “sentar em cima” da lista tríplice para a vaga de ministro da Corte.
BOLSO
As famílias de renda mais baixa (como de costume) são as que mais estão sentindo a inflação. A alta de preços em abril, para os mais pobres, foi de 1,06% — na renda mais alta, a variação foi de 1%. Já a inflação acumulada em 12 meses está em 12,7% para o grupo de renda muito baixa, enquanto que entre as famílias de renda alta o aumento é de 10,8%.

CANDIDATA
Está quase acertado entre o PSB e Lu Alckmin, mulher do ex-governador Geraldo Alckmin, para sair candidata a deputada federal por São Paulo. O partido acha que ela seria grande puxadora de votos.
NA MIRA
Comandado pelo general Augusto Heleno, o GSI, foi acionado para monitorar os passos do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub. Ele é tratado como “assunto sensível” pelo Planalto e teria até enviado recados que tem muita informação do governo guardada no bolso.
RETORNO
Depois de se encontrar com a pré-candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra, o presidente do PSDB, Bruno Araújo pegou o avião para São Paulo, para a tensa reunião que o PSDB terá amanhã.

DESGASTE
Na pauta do encontro, marcado para as 16h, estão os critérios de escolha da chapa única questionados por Doria. Vencedor das prévias, o ex-governador corre o risco de ser abandonado por aliados.
TAMBÉM SAIU
Além de Cacau de Paula, que deixou a secretaria de Turismo e Lazer da prefeitura do Recife, outra filha de André de Paula também deixou o cargo. Andrea Dubeaux de Paula que estava lotada na Secretaria de Administração da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

INTERINA
Por falar na Secretaria de Turismo, o prefeito João Campos (PSB), informou que Pamela Alves assume interinamente a pasta com a saída de Cacau de Paula. Campos, aliás, elogiou o trabalho da filha de André de Paula (PSD).
FOTO DO DIA:








