Por Ricardo Antunes — Na quarta-feira (18), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas emitiu novas regras para a próxima premiação do Oscar. A 95ª edição já está marcada para o dia 12 de março de 2023 e de acordo com o novo regulamento, divulgado no The Hollywood Reporter, os filmes elegíveis não poderão mais ser lançados apenas no streaming.
Em um cenário pós pandemia e com os serviços voltando ao normal, um longa-metragem precisa ter uma data de lançamento nos cinemas entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022, contando com os filmes sendo exibidos em cinemas selecionados para se tornarem elegíveis.
A regra se aplicará às categorias gerais de inscrição e também às categorias de documentários e curtas-metragens. Além disso, não proíbe que filmes lançados em plataformas de streaming concorram ao Oscar, apenas retoma a obrigatoriedade de que eles cumpram um tempo de exibição pré-determinado nas telonas.
Por exemplo, esse esquema foi feito com os filmes ‘O Irlandês’ e ‘Roma’, filmes da Netflix que chegaram a disputar o Oscar antes da pandemia. Outra mudança é que o Oscar de “Melhor Documentário” e “Melhor Documentário em curta-metragem” foram renomeados para “Documentário em longa-metragem” e “Documentário em curta-metragem”, respectivamente.
FORA
Durante a reunião que teve hoje com o bilionário Elon Musk, Jair Bolsonaro disse ao empresário que tinha estudos relacionados ao “potencial” das baterias produzidas com grafeno ou nióbio. O empresário, por sua vez, disse que os materiais “não estão em seu radar”.

NÃO
“Eu falei que o Brasil é o único país do mundo que detém 98% das reservas de nióbio. Então, ele acredita que no momento não é hora de investir nesse tipo de bateria”, disse Bolsonaro.
ARTICULAÇÃO
Alvo de duas ações de Bolsonaro na Justiça só nesta semana, Alexandre de Moraes desponta como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) que tem a melhor interlocução com a cúpula das Forças Armadas.
RECADO
Segundo colegas de Moraes, é ele quem tem conversado com o alto comando sobre o tensionamento entre uma ala dos militares e os tribunais. O recado que o magistrado tem trazido tanto para colegas do Supremo quanto para do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que não há chances de as Forças Armadas embarcarem em qualquer aventura golpista.

PEDIDO
Nos últimos encontros que tiveram, o ex-presidente Lula pediu ao ex-ministro Gilberto Kassab que, em prol da aliança em Minas, o PSD apoie a candidatura do petista Fernando Haddad ao governo paulista.
ARGUMENTO
Segundo Lula, assim como o PT terá de desistir da candidatura do deputado Reginaldo Lopes ao Senado para viabilizar o acordo em Minas, o PSD deveria fazer um gesto e abrir mão de lançar candidato próprio a governador de São Paulo.
INVASÃO
O senador Álvaro Dias (Podemos-PR) denunciou em suas redes que a sede do partido em Curitiba foi invadida na noite da última quinta-feira. A porta principal do escritório foi arrombada e objetos revirados em cômodos do imóvel.

CENA
“Eles vasculharam gavetas, investigaram e nada levaram, além de um velho aparelho de celular em desuso. O que queriam? Espero que a polícia possa nos responder”, publicou o cacique.
EVENTO
O ministro Edson Fachin, presidente do TSE, aporta no Recife no fim de maio. Ele participará do 1º encontro “Ciclo de Estudos – Mulheres e Política”, no dia 27, no auditório da ESMAPE.
INSCRIÇÕES
O evento promete reunir muitos nomes do mundo jurídico estadual. Além disso, houve convocação para os juízes eleitorais comparecerem. Para os demais interessados, as inscrições seguem até esta sexta-feira (20).
FOTO DO DIA:








