Por Ricardo Antunes — Nesta semana, Sheryl Sandberg, ex-chefe de operações e número 2 de Mark Zuckerberg no Facebook, anunciou que está de saída da empresa que ajudou a administrar desde 2008. Após 14 anos de trabalho, a empresária “cansou de ser saco de pancada”, diz reportagem do UOL. Ainda segundo a reportagem, os últimos anos de Sheryl foram de escrutínio e dor de cabeça, tentando resolver escândalos em que a Meta, holding renomeada do Facebook, esteve envolvida.
Depois das eleições presidenciais de 2016, o Facebook ficou sob intenso escrutínio pela forma como foi mal utilizado para fomentar a divisão e espalhar desinformação — a executiva foi responsável pela equipe de políticas e segurança da empresa durante o pleito. Em 2018, a rede social também passou por uma grave crise após o escândalo envolvendo a Cambridge Analytica, firma de marketing político que usou indevidamente dados de 87 milhões de usuários do Facebook.
Somente nos últimos anos, Sheryl enfrentou diversas situações que a envolviam profissionalmente e em sua vida pessoal. No início do ano, o Wall Street Journal afirmou que ela havia pressionado o tabloide britânico Daily Sun para não publicar histórias de seu ex-namorado, Bobby Kotick, então presidente da empresa de games Activision Blizzard.
Sheryl deve deixar a empresa entre setembro e novembro de 2022, mas vai continuar sendo parte do conselho de diretores da empresa. No cargo, o ex-chefe de crescimento da Meta, Javier Olivan, vai assumir a posição.
NOVELA
A novela do PL para encontrar uma empresa de auditoria que atenda aos desejos do presidente Jair Bolsonaro de fiscalizar as urnas eletrônicas pode estar chegando ao fim.

CUSTO
Com valor previsto de R$ 1,35 milhão, a empreitada tem feito parlamentares do partido torcer nariz para a proposta.
DISSONANTE
Depois de suspender a cassação do deputado bolsonarista Fernando Francischini, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Kassio Nunes Marques (STF), afirmou que não pretende dar “carta branca” para que Alexandre de Moraes faça o que quiser na corte.
EMBATE
Nunes Marques também relatou a pessoas próximas que vê “excessos” em algumas atitudes de Moraes e sinalizou que vê seus colegas dando espaço para que Moraes haja dessa maneira. O magistrado é considerado por Bolsonaro seu principal algoz no Judiciário.
SEM CHANCE
Em entrevista ao com Claudio Dantas, o pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) descartou qualquer aliança com os principais postulantes ao Palácio do Planalto, mesmo no segundo turno: “Não fico ao lado de bandido nunca mais”.

SUGESTÕES
Coligação Lula–Alckmin anunciou que irá lançar uma plataforma digital para que eleitores enviem sugestões ao plano de governo que está sendo construído pelos sete partidos que formam o bloco — PT, PSB, PV, Rede, PCdoB, PSOL e Solidariedade.
TECNOLOGIA
A ferramenta, que deverá entrar em funcionamento no próximo mês de julho, ficará disponível por trinta dias para receber as contribuições. Mesmo depois que o plano de governo for apresentado, a plataforma continuará aberta para sugestões, que poderão ser utilizadas por um eventual governo Lula.
DEBATE
Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, vai participar de um debate com o pré-candidato a deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), a ex-deputada Manuela d’Ávila (PC do B) e o ex-vice-presidente da Bolívia Álvaro Garcia Linera.

DEMOCRACIA
O encontro vai discutir democracia na América Latina e faz parte da programação do Salão do Livro Político, que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de julho, na PUC-SP.
CARNAVAL
O carnavalesco carioca Leandro Vieira, da Imperatriz Leopoldinense, prepara um enredo bem nordestino para o próximo carnaval.
LAMPIÃO
Ele se debruça nas visões delirantes dos cordéis nordestinos que contam histórias fantásticas sobre a chegada de Virgulino Ferreira da Silva – o famoso Lampião – ao céu e ao inferno.
FOTO DO DIA:








