Por Ricardo Antunes — Um grupo de parlamentares apresentou nesta terça (07) um pedido para criação de uma comissão externa para acompanhar diretamente da região amazônica as investigações e buscas pelo jornalista britânico Dom Philips e pelo indigenista Bruno Araújo Pereira. Cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), autorizar a criação do grupo.
Ambos estão desaparecidos desde domingo (05), quando estavam indo para uma localidade na região do Vale do Javari, próxima à fronteira com o Peru, para entrevistar indígenas. Segundo a Univaja (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari), o jornalista e o indigenista foram alvos de ameaças de madeireiros e garimpeiros antes de desaparecerem.
Os deputados, que fazem parte da bancada do PT, classificam o desaparecimento como “inconcebível” e “incompatível” com uma sociedade “que se pretenda democrática e signatária de diversos tratados internacionais sobre direitos humanos e de combate a todas as formas de discriminação ou práticas odiosas”.
DECISÃO
No Dia da Liberdade de Imprensa, Bolsonaro é condenado a pagar R$ 100 mil por ataques a jornalistas. A decisão do TJSP afirma que a conduta do presidente diante de jornalistas é “incompatível com a dignidade da função que ocupa”.

GRANA
A ação foi movida pelo Sindicato dos Jornalistas (SJSP), que redirecionará o dinheiro ao Instituto Vladimir Herzog, ligado à proteção de profissionais da imprensa.
REVOLTA
Pesquisa da XP/Ipespe que mostrou que os brasileiros veem Lula como ‘mais honesto’ do que Bolsonaro deflagra onda de ataques a empresa nas redes.
FAKE
Parlamentares e seguidores do presidente da República pediram, vejam só, “punição” pelo que chamaram de “fake news”. Se a moda pega…

SAIA-JUSTA
A advogada do senador Flávio Bolsonaro, Luciana Pires e o deputado federal e candidato ao governo do Rio, Marcelo Freixo (PSB), protagonizaram uma saia justa numa livraria na capital fluminense.
ENCONTRO
Ambos estavam no lançamento do livro “A gestão dos supérfluos: neoliberalismo e prisão-depósito”, do juiz Carlos Eduardo Figueiredo, quando Luciana acusou Freixo de furar a fila de autógrafos. O candidato respondeu que só foi ao local dar um abraço no autor e saiu do evento com o livro em mãos, mas sem o autógrafo de Figueiredo.
MELINDRE
Presidente do PT, Gleisi Hoffmann, afagou publicamente o PSOL para tentar evitar uma crise após o ex-prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, ter insinuado que psolistas “não agregam” a chapa de Fernando Haddad (PT) em SP. Funcionou.
NAS ARÁBIAS
O ministro do Turismo, Carlos Brito, está na Arábia Saudita para participar da reunião do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo — que tem o Brasil como um de seus integrantes eleitos (mandato 2021-2025).

TURISMO
Lá, o integrante do governo Bolsonaro vai assinar um memorando de entendimentos para desenvolver o turismo com os sauditas, que contam com um fundo de 4 bilhões de dólares para o setor do turismo.
DICA
O escritor Fabrício Carpinejar lançará dois livros infantis inéditos neste ano: “Menina Alta”, no final deste mês, e “Vovó É Poder”, em setembro, ambos pela Editora Record.
OBRAS
O primeiro conta a história de Letícia, menina de 12 anos que se sente excluída por ter 1,70 m de altura. Já o segundo mostrará como os avós estão mais antenados e próximos dos netos.
FOTO DO DIA:








