Por Ricardo Antunes — “Estão queimados conosco”, disse um integrante da cúpula do PT, em referência a XP Investimentos. A empresa cancelou a publicação do levantamento que seria publicado amanhã (10), e trazia Lula liderando as pesquisas eleitorais.
Segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, a XP já havia tentado pular fora da “fogueira eleitoral” em setembro do ano passado, com uma alteração do nome da pesquisa. Ela deixou de ser oficialmente XP/Ipespe, como era chamada desde 2018, e passou a levar somente o nome do instituto.
“No fim das contas, o banco não aguentou a pressão dos bolsonaristas (sejam eles políticos, haters ou investidores) a cada pesquisa semanal divulgada e jogou a toalha”, diz o jornalista. Em resposta, militantes e apoiadores do PT conseguiram transformar a hashtag “Libera a pesquisa XP:” em um dos assuntos mais comentados no Twitter nesta quinta-feira.
Muitos ativistas também se manifestaram sobre o caso. O grupo de advogados do Prerrogativas, por exemplo, disse ver com preocupação a pressão bolsonarista: “eleições livres não devem sofrer interferência do poder econômico ou manipulação da vontade do eleitorado”, escreveram os advogados na nota.
Ou seja, a empresa de investimentos conseguiu desagradar tanto gregos e troianos. E agora deve procurar o “Infomoney” para divulgar os próximos levantamentos.
APROVAÇÃO
Com grande aprovação entre ricos, brancos e homens, o presidente Bolsonaro deve intensificar agenda nas periferias.

REJEIÇÃO
Assessores querem “humanizar” mais a figura do presidente para combater a grande rejeição entre jovens, negros e mulheres.
COINCIDÊNCIA
Depois de derrotar Sérgio Moro no TRE, impedindo sua candidatura por São Paulo, o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), por um acaso, deu de frente com o ex-juiz durante um voo entre Brasília e São Paulo, pela Latam.

GELO
Deputado federal e ex-ministro da Saúde, Padilha chegou a cumprimentar o ex-juiz da Lava Jato com um “e aí, Moro?”, mas não teve resposta. “Nem sei se ele percebeu que era eu”, diz Padilha.
EM OUTRO PLANETA
Em meio a sérias dificuldades para decolar nas pesquisas, Ciro Gomes afirmou ao podcast Flow que, se eleito, vai liberar “todos os arquivos que existirem na FAB” a respeito de OVNIs.
PLANETA TERRA CHAMANDO
Com o Brasil em grave crise social e institucional, seria melhor Ciro se concentrar em temas mais terrenos, para que sua candidatura “vá para o espaço”.
VAQUINHA
Amigos do indigenista licenciado da Funai Bruno Pereira, 41, e do jornalista inglês Dom Phillips, 57, colaborador do jornal Guardian, estão promovendo campanhas no Brasil e no exterior para arrecadar fundos para suas famílias.

BUSCAS
Segundo os organizadores, os familiares de Pereira e Phillips precisam de recursos não apenas para pagar as contas diárias, mas também para continuar a busca por seus entes queridos.
POSSE
O jurista, ex-secretário geral e titular do Ministério da Justiça, escritor e pesquisador José Paulo Cavalcanti Filho, toma posse amanhã na Academia Brasileira de Letras.
CERIMÔNIA
Vários ministros do STF e do STJ confirmaram presença no evento, que ocorre amanhã (10), às 21h, e que contará com o discurso do acadêmico Marcos Vinicius Vilaça.
FOTO DO DIA:








