Por Ricardo Antunes – O Facebook foi multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em R$ 10,1 milhões devido à venda ilegal de animais silvestres na plataforma. Segundo um auto de infração, traficantes usaram a rede social para vender ao menos 2.227 espécimes da fauna silvestre nativa sem a devida licença.
A plataforma teria sido omissa ao não coibir o comércio ilegal. Há pelo menos quatro anos, o Facebook tem sido alertado pelo Ibama sobre a venda de animais silvestres, mas fez “pouco caso” da situação, segundo uma fonte do órgão ambiental ouvida pelo Metrópoles. O comércio ocorre livremente na plataforma, mesmo sendo também proibido por lá, segundo a política da própria empresa, desde 2018.
“Tentamos várias negociações, mas as conversas com o Facebook nunca prosperaram”, afirma o servidor, que optou por não ser identificado.
Estudo feito pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) em parceria com a Nortrhumbria Universaty, do Reino Unido, indica que dezenas de milhões de animais selvagens são comercializados por ano no Brasil. A venda ilegal explodiu com o avanço da tecnologia, que criou redes internacionais de contatos.
ENERGIA
Os reajustes tarifários nas contas de luz no segundo semestre devem ser menores que os registrados na primeira metade do ano, segundo cálculo da TR Soluções, empresa de tecnologia especializada em tarifas de energia.

DECISÃO
As comissões externas criadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado para acompanhar as investigações dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips aprovaram nesta quarta-feira (6) o envio ao governo de pedidos de afastamento imediato do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier.
INFLAÇÃO
Novo relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostra que a inflação do Brasil segue entre as maiores do mundo e bem acima da média das grandes economias do mundo.

DEVOLUÇÃO
O ex-governador Sérgio Cabral e a ex-primeira-dama do Rio de Janeiro Adriana Ancelmo deverão devolver R$ 10 milhões aos cofres públicos do estado. Essa foi a decisão da 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), nesta quarta-feira (6).
DISPUTA
Nova pesquisa do Instituto Paraná, divulgada hoje, mostra Lula com 41,1% das intenções de voto, seis pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro, com 35,1%. Apesar da curta distância, o cenário permanece estável em relação à sondagem anterior (41,4% x 35,3%).
FRACASSO
Ciro Gomes aparece com 6% e Simone Tebet continua empacada com 2%. Candidatos como Felipe D’Ávila e Luciano Bivar nem pontuam.
ESTRAVAGÂNCIA
Dados da Caixa Econômica Federal enviados ao Congresso mostram que Pedro Guimarães, ex-presidente do banco estatal, realizou 102 viagens pelo Programa Caixa Mais Brasil. De janeiro de 2019 a junho último, o então presidente da Caixa e sua comitiva gastaram 1,9 milhão de reais com hospedagem.

CHAPA
No dia 20 de junho, a frente “Vamos Juntos pelo Brasil”, formada pelos partidos PT, PSB, PC do B, PV, PSOL, Rede e Solidariedade, publicou um documento intitulado “Diretrizes para o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil”.
AUTORIZADO
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), leu há pouco no plenário da Casa o pedido de instauração da CPI do MEC. Com isso, Pacheco autoriza o início das investigações parlamentares sobre a atuação de pastores lobistas na pasta.
EXPULSÃO
O Diretório Estadual do PT em Pernambuco formalizou a expulsão de 11 filiados por infidelidade partidária, por não apoiarem a pré-candidatura de Danilo Cabral (PSB) ao governo do estado.
FOTO DO DIA








