Da Carta Capital — O atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) estão tecnicamente empatados na disputa eleitoral pelo comando do estado. O resultado é apontado pela nova rodada da pesquisa da consultoria Quaest, divulgada nesta quinta-feira 14, que traz Castro com 24% das intenções de voto e Freixo com 22%.
Os dados que apontam empate técnico entre os dois políticos são do cenário principal monitorado pela consultoria. Nele, ainda aparecem o ex-governador Anthony Garotinho (União Brasil) e o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) com 6% cada. Há ainda três pré-candidatos com 2%: Cyro Garcia (PSTU), Felipe Santa Cruz (PSD) e Eduardo Serra (PCB). Vale registrar que Santa Cruz desistiu da disputa na noite de quarta para ocupar o posto de vice na chapa com Neves.
O cenário principal monitorado traz ainda Paulo Ganime (Novo) e Coronel Emir Larangeira (PMB) com 1% das intenções de voto. Já no segundo cenário pesquisado, sem a presença de Garotinho, que ainda não recebeu aval do União Brasil para concorrer, Castro tem 24% e Freixo 23%. Neves, por sua vez, vai a 7%. Todos os demais registram o mesmo desempenho.
Segundo turno
A pesquisa Quaest desta quinta-feira também mediu a preferência dos eleitores do RJ em cenários de segundo turno. De acordo com o levantamento, neste momento, Castro venceria Freixo por 36% a 31%. O atual governador também venceria Neves, por 37% a 21%. Já contra Garotinho, Castro ampliaria a margem para 41% a 19%.
A consultoria ainda monitorou o desempenho de Freixo contra Neves e Garotinho em um eventual segundo turno. Contra o ex-prefeito, o deputado venceria por 31% a 24%. Já na disputa com o ex-governador, Freixo teria 38%, ante 21% do adversário.







