Por Ricardo Antunes — Shakira e Neymar Jr são alvos de duas ações movidas pelos Ministérios Públicos de Barcelona e da Espanha, respectivamente. Por decisões decretadas nesta sexta-feira, 29, as autoridades pediram a prisão da cantora colombiana por 8 anos e do jogador de futebol brasileiro por dois anos. Shakira é acusada pelo Ministério Público de Barcelona de fraudar 14,5 milhões de euros do Tesouro espanhol entre 2012 e 2014, enquanto, Neymar é acusado pelo Ministério Público da Espanha por fraude e corrupção em sua contratação pelo FC Barcelona.
O Ministério Público de Barcelona pediu ainda o pagamento de uma multa de cerca de 24 milhões de euros (cerca de R$126 milhões) para Shakira. De acordo com a agência de notícias AFP, a sentença de Shakira foi decretada após ela se recusar a fazer um acordo com o MP, na última quarta-feira. A cantora se declara inocente. Agora o Tribunal de Barcelona irá decidir e abre um julgamento para a artista.
O documento que pede a prisão de Shakira, acusa a cantora de ter usado uma “estrutura corporativa” criada anos antes para evitar o pagamento de impostos na Espanha nos anos de 2012, 2013 e 2014. Shakira afirmou em nota que “o Ministério Público tem insistido em recolher o dinheiro ganho em [suas] turnês internacionais e no ‘The Voice’”, no período em que “ainda não era residente na Espanha”.
Já o pedido de prisão de Neymar é mais um capítulo da novela que envolve sua contratação pelo FC Barcelona. O caso é analisado a partir de uma denúncia do grupo brasileiro DIS, ex-proprietário de parte dos direitos sobre o jogador e acusação particular neste caso, que foi considerado prejudicado na transferência do atual atacante do PSG para o Barcelona.
Inicialmente, o Barcelona disse que transferiu oficialmente 57,1 milhões de euros (40 milhões para a família de Neymar e 17,1 milhões para o brasileiro Santos) quando comprou o passe do jogador. Porém, a Justiça espanhola calcula que tenha sido pelo menos 83,3 milhões de euros. Neymar será julgado no Tribunal Provincial de Barcelona em outubro, nas vésperas da Copa do Mundo do Qatar. Os ex-presidentes do Barcelona, Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, também serão julgados neste processo.
OBJETIVO
Após o Datafolha mostrar alta entre as mulheres e queda entre os homens, a campanha de Jair Bolsonaro (PL) vai turbinar a exposição da imagem da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. O objetivo – nas palavras de um aliado – é virar o voto da mulher pobre evangélica.

LEVANTAMENTO
Pesquisas qualitativas nas mãos de um adversário de Jair Bolsonaro apontam que o recrudescimento dos ataques do presidente da República às urnas eletrônicas e ao Poder Judiciário pode lhe custar votos, principalmente entre o eleitorado masculino.
TEMOR
Um levantamento da campanha de um presidenciável que ainda patina nas pesquisas confirma essa percepção, apontando que homens de classe média, na faixa de 45-65 anos, passaram a se preocupar ao longo das últimas semanas com uma ruptura institucional.
ASSINATURA
Falando nisso, o pré-candidato do PT ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad, e o pré-candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, assinaram hoje o manifesto “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito”, que será lançado na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, no dia 11 de agosto.

ULTIMA VEZ
Ciro Gomes, indicou nesta sexta-feira (29) que, se perder as eleições deste ano, não disputará mais o Palácio do Planalto e acrescentou que colocará “a viola no saco”. Ciro Gomes deu a declaração ao fazer um discurso na Universidade de Brasília (UnB), onde participou de encontro organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
ACENO
André Janones (Avante) está muito próximo de abrir mão de sua candidatura à Presidência da República para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O acerto depende apenas de o petista aceitar incluir em seu programa algumas propostas consideradas relevantes por Janones.
TELEFONEMA
Na noite desta sexta-feira, 29, Janones conversou por telefone com Lula e marcaram uma reunião para a próxima quinta-feira, em Sâo Paulo, para ter uma decisão definitiva.
ENCONTRO
A vice-governadora de Pernambuco e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, foi recebida pelo ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica e por sua esposa, a ex-senadora Lucía Topolanski, na noite desta quinta-feira (29).

MUJICA
O encontro aconteceu na chácara do casal, em Rincón del Cerro, zona rural de Montevidéu. “Mujica é um símbolo de esperança e de luta, alguém que construiu amplas convergências para um Uruguai mais próspero, desenvolvido e soberano”, comentou Luciana.
FIG
No show que fará amanhã no Festival de Inverno de Garanhuns, a Uptown Band vai executar sucessos de Dominguinhos em ritmo de jazz e blues.
FOTO DO DIA:








