Da Redação do Blog — Os militares dos Estados Unidos realizaram com sucesso um teste de um míssil balístico intercontinental Minuteman III, que foi adiado para evitar a escalada das tensões com Pequim durante a demonstração de força da China perto de Taiwan no início deste mês.
O teste mostrou “a prontidão das forças nucleares dos EUA e fornece confiança na letalidade e eficácia da dissuasão nuclear do país”, disse o Comando de Ataque Global da Força Aérea após o lançamento na terça-feira.
O veículo de reentrada do Minuteman III viajou a 6759 km/h da Base da Força Espacial Vandenberg, perto de Santa Bárbara, Califórnia, até o Atol Kwajalein, nas Ilhas Marshall, confirmaram as autoridades.

O Comando de Ataque Global disse em comunicado que o lançamento do teste era ‘parte de atividades rotineiras e periódicas destinadas a demonstrar que a dissuasão nuclear dos Estados Unidos é segura, confiável e eficaz para deter as ameaças do século XXI e tranquilizar nossos aliados’.
“Tais testes ocorreram mais de 300 vezes antes, e este teste não é o resultado de eventos mundiais atuais”, acrescentou o comunicado.
Acredita-se que o governo Biden adiou o lançamento de testes de rotina na semana passada para evitar mais tensões inflamadas com a China. No entanto, a Força Aérea negou que seu teste estivesse ligado a quaisquer eventos mundiais.
A China desdobrou dezenas de aviões e disparou mísseis reais no Estreito de Taiwan depois que a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, fez uma viagem à ilha autogovernada.
O país considera Taiwan parte de seu território e nunca renunciou ao uso da força para colocá-lo sob seu controle.







