Por Ricardo Antunes — A nova pesquisa Datafolha não agradou a família Bolsonaro nem um pouco. Apesar do levantamento apresentar uma leve melhora nos índices de Bolsonaro, que saltou de 29% para 32%, Lula teria 47% das intenções de voto e ainda poderia vencer no primeiro turno, levando em conta a margem de erro.
“Deveria mudar de nome para DataLula”, reclamou irritado, o senador Flávio Bolsonaro, que coordena a campanha do pai. Outro integrante da campanha de Bolsonaro, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, seguiu a mesma estratégia de desqualificar a pesquisa. “O Datafolha se acostumou a só acertar no dia da eleição”, disse o ministro à coluna.
Apesar das críticas, a pesquisa trouxe boas notícias para o atual presidente. Os dados mostram que, em maio, a distância entre Lula e Bolsonaro era de 21 pontos percentuais. Agora, é de 15%. No entanto, a rejeição de Bolsonaro ainda é alta: 51%, ante 37% de Lula.
O CULPADO
Nos bastidores, ministros de Bolsonaro culpam o General Heleno pelo episódio de hoje. A avaliação é de que o incidente foi fruto de uma “falha imperdoável” da segurança do presidente, comandada pelo GSI.

A FALHA
Auxiliares presidenciais dizem que Bolsonaro costuma andar com cerca de 20 agentes do GSI para protegê-lo e, por isso, jamais poderia ser o “primeiro ponto de contato” com um desconhecido.
AUDIÊNCIA
O ministro Alexandre de Moraes marcou um encontro com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, para a próxima terça-feira (23). O encontro está sendo tratado como uma visita de cortesia para melhorar o diálogo entre militares e TSE.
COM VERGONHA
Segundo o Estadão, deputado do Centrão têm omitido seus partidos nas propagandas nas redes sociais. O jornal ressalta que até os candidatos que lideram a disputa presidencial não informam o partido nos santinhos eletrônicos.
TABU
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, declarou nesta quinta (18) ser favorável à privatização da Petrobras, mas acrescentou que o Executivo não quer “mexer nesse tema” em período eleitoral.

LEILÃO
Falando nisso, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizou nesta quinta, na sede da B3, na capital paulista, o leilão de concessão de 15 aeroportos públicos, espalhados por três blocos em seis estados, inclusive o de Congonhas.
GUERRA SANTA
Após a campanha eleitoral iniciar com uma disputa pelo voto evangélico, o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, criticou Lula e Bolsonaro por tentar “manipular” a fé das pessoas. “Esse fundamentalismo vai acabar descambando para a violência”, disse.
JULGAMENTO
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (18), por 7 votos a 4, que a nova Lei de Improbidade, com mudanças sancionadas em 2021, pode ser aplicada em processos em andamento.
DECISÃO
Com isso, a nova norma poderá beneficiar réus que tenham sido condenados por conduta culposa (sem intenção) em ações em que ainda haja possibilidade de recurso na ação. Os processos deverão ser analisados caso a caso.
FOTO DO DIA:








