Por Ricardo Antunes — O “pool” do primeiro debate entre candidatos à Presidência —no dia 28 de agosto, domingo, às 21h— acertou as regras do evento com as equipes dos candidatos, informa a Folha, um dos integrantes do “pool”, que inclui o UOL e as TVs Cultura e Bandeirantes.
Segundo o jornal paulistano, sorteios realizados na última quinta (18) definiram a ordem das perguntas e a localização dos candidatos. Lula e Jair Bolsonaro, os líderes nas pesquisas, estarão lado a lado; o petista ficará entre o atual presidente e Ciro Gomes.
Também foram convidados os candidatos do Novo, Luiz Felipe d’Avila, do MDB, Simone Tebet, e da União Brasil, Soraya Thronicke. O critério para a participação no debate, informa a Folha, é a sigla do presidenciável ter representação na Câmara dos Deputados.
Ficou acertado ainda que não haverá plateia no estúdio: só quatro assessores por campanha e os jornalistas credenciados para o evento. O debate terá três blocos, nos quais os candidatos falarão de temas sorteados, responderão a perguntas de jornalistas e farão perguntas entre si.
DO CENTRÃO
Alguns deputados, passaram o dia dizendo, em tom de brincadeira, que o youtuber, Wilker Leão está correto. Wilker é aquele que chamou o presidente de “tchutchuca do Centrão”, provocando a ira de Bolsonaro e empurra-empurra em frente ao Palácio da Alvorada. O recado foi claro: se é presidente da República, é tchutchuca do Centrão.

DEMOCRACIA SEMPRE
A crença de que ditadura é melhor que democracia reúne cada vez menos brasileiros. De acordo com o Datafolha desta semana, apenas 7% defendem a ditadura – menor índice da série histórica iniciada em 1989. Para 75% dos entrevistados, a democracia é sempre melhor que qualquer outra forma de governo.
DENÚNCIA
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (19) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o pedido da Polícia Federal para indiciar o presidente Jair Bolsonaro por incitação ao crime ao associar a vacina contra a Covid-19 ao risco de desenvolver Aids.
PREVENÇÃO
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu pedido de Autorização de Uso Emergencial para autorização de uma nova vacina contra Covid-19. O imunizante é do tipo bivalente, agindo contra duas cepas do vírus.

VERBA PÚBLICA
O ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta sexta-feira (19) a suspensão de repasses de recursos públicos para o financiamento da campanha do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) para a presidência da República.
NOMEAÇÃO
A Assembleia Geral de Acionistas da Petrobras aprovou nesta sexta-feira (19) os nomes de oito membros indicados para compor o Conselho de Administração da estatal. A lista de aprovados inclui os nomes do secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas Castro, e do procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano.
ECONOMIA
Os economistas Pedro Schneider, Luiz Cherman e Fabio Diniz, da equipe de análise do Itaú Unibanco, mapearam cinco incertezas fiscais que dão direções completamente diferentes para a dívida pública. Por aí, percebe-se o tamanho da insegurança dos investidores em relação ao futuro econômico do país.
DESVALORIZAÇÃO
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), caiu 2,04% e encerrou aos 111.496,21 pontos, após ter emendado cinco pregões de alta. Na semana, a Bolsa acabou revertendo os ganhos e perdeu 1,12% —esta é a primeira baixa semanal em um mês.

QUESTÃO RELIGIOSA
Em conversa com jornalistas em São Paulo, o ex-presidente Lula afirmou que não pretende embarcar em uma “guerra santa” contra Jair Bolsonaro nesta fase inicial da campanha ao Palácio do Planalto.
PLANOS
Medidas relacionadas à segurança pública aparecem como questões prioritárias nos planos de governo entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos candidatos à Presidência da República.
OPERA
Chega ao Recife a montagem brasileira do espetáculo “A Golondrina”, uma emocionante história familiardo dramaturgo espanhol Guillem Clua. A adaptação é estrelada por Tania Bondezan, prêmio Shell de melhor atriz com essa personagem, e Luciano Andrey.
AGENDA
A peça conta com a produção do ator Odilon Wagner e direção de Gabriel Fontes Paiva, já tendo sido vista por mais de 30 mil espectadores. No Teatro de Santa Isabel, terá sessões sexta e sábado, 02 e 03 de setembro, às 20 horas, e no domingo, 04 de setembro, às 19 horas.
FOTO DO DIA:








