Por Ricardo Antunes — Alexandre de Moraes afirmou nesta quinta-feira (22) que vai avaliar o pedido feito por delegados-gerais da Polícias Civis dos estados para que o TSE determine o fechamento de clubes de tiro durante a eleição deste ano, relata o Estadão. A solicitação foi feita na reunião da última terça (20) entre o presidente da corte eleitoral e os chefes das polícias estaduais e do Distrito Federal.
A ideia é que os clubes de tiro sejam fechados 48 horas antes dos dois turnos do pleito, no dia da votação e nas 24 horas subsequentes à divulgação dos resultados.
Durante o encontro, os delegados-gerais pediram reforço das medidas de restrição ao porte de armas no período eleitoral, “com atenção especial à categoria de colecionadores, atiradores e caçadores, os chamados CACs”, escreve o jornal paulistano.
O governo de Jair Bolsonaro flexibilizou a compra e o uso de armas e a aquisição de munições por integrantes dos CACs, em decretos suspensos por decisão de Edson Fachin —a medida do ministro foi depois referendada pelo plenário do STF.
CHACOTA
Em entrevista, o carioca Tarcísio de Freitas (Republicanos), que é candidato por São Paulo, foi questionado sobre onde iria votar e não soube responder. A gafe rendeu piadas entre os adversários. Tanto Rodrigo Garcia (PSDB) quanto Fernando Haddad (PT), ambos na disputa pelo Estado, foram às redes sociais dar dicas sobre como descobrir a zona eleitoral.

REBATIDA
“Eu esqueci do nome da escola, você e Doria esqueceram das pessoas. Aumentando impostos, confiscando aposentadorias, deixando o jovem sem professor na sala de aula e sufocando o trabalhador com impostos. Disso o povo de São Paulo lembra muito bem, ‘governador’”, disse Freitas.
PREOCUPADOS
Representantes do PT, PV, PCdoB, PSOL, Rede, PSB, Avante, Agir e Pros cobraram hoje do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, a implantação de um canal de denúncias para garantir a segurança dos eleitores.
SEGURANÇA
Segundo o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos coordenadores da campanha lulista, as eleições de 2022 “não serão iguais às outras”. Por essa razão, há uma preocupação maior com a segurança.
CRISE DOS COMBUSTÍVEIS
A Procuradoria-Geral da República (PGR) defendeu que o Supremo Tribunal Federal (STF) arquive um pedido de investigação sobre possível interferência do presidente Jair Bolsonaro na Petrobras.

DEPOIMENTOS
Os ex-presidentes da Petrobras e do Banco do Brasil, Roberto Castello Branco e Rubem Novaes, respectivamente, foram ouvidos pela PGR após terem trocado mensagens em um grupo sobre uma possível conduta irregular de Bolsonaro.
IMPOSTO DE RENDA
Mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda, segundo dados divulgados pela Receita Federal. Ao todo, segundo o fisco, foram entregues 38.188.642 declarações até setembro.
NA MALHA DO LEÃO
Das restituições em malha, 811.782 declarações têm Imposto a Restituir, ou 78,6% do total. Outras 198.541 declarações (19,2% do total em malha) têm imposto a pagar, enquanto 21.956 têm saldo zero (2,1%).
AÇÃO
A defesa do ex-presidente Lula ingressou com um pedido no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) para bloquear as contas da Metha, empresa que sucedeu a construtora OAS.
RECUPERAÇÃO
O objetivo do petista é reaver a exata quantia de R$ 815.344,30, pagos por um apartamento na cidade do Guarujá e centrais para a sua condenação em 2017.
FOTO DO DIA:








